quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Lucas capítulo 5... A cura de um paralítico em Cafarnaum




Oi amigos,como estão?

Que a maravilhosa paz e a graça do Senhor e Deus esteja com todos nós,em nome de Jesus!
Hoje vamos estudar mais uma cura operada por Jesus e receber a fé que nos é dada pela Palavra....
Vamos orar.... Deus Pai:maravilhoso é o Senhor e digno de ser louvado,queremos Senhor em nome de Jesus pedir que nos ensine ,nos revele a tua Palavra,que é alimento para nós que nela cremos.Desde de já te agradecemos e te louvamos em nome de Jesus!!!

___Lucas capítulo 5 ___

Dos versículos 17 ao 26 .....  A cura de um paralítico em Cafarnaum ___ Ora,aconteceu que ,num daqueles dias,estava ele ensinando ,e achava-se ali assentados fariseus e mestres da Lei ,vindos de todas as aldeias da Galileia ,da Judeia e de Jerusalém.E o poder do Senhor estava com ele para curar.
Vieram ,então,uns homens trazendo em um leito um paralítico, e procuravam introduzi-lo e pô-lo diante de Jesus.
E, não achando por onde introduzi-lo por causa da multidão,subindo ao eirado,o desceram no leito ,por entre os ladrilhos,para o meio,diante de Jesus.
Vendo-lhes a fé,Jesus disse ao paralítico:Homem,estão perdoados os teus pecados.
E os escribas e fariseus arrazoavam,dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados ,senão Deus?
Jesus ,porém conhecendo-lhes os pensamentos,disse-lhes: Que arrazoais em vosso coração?
Qual é mais fácil ,dizer :Estão perdoados os teus pecados ou : Levanta-te e anda?
Mas,para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados ___ disse ao paralítico: Eu te ordeno: Levanta-te,toma o teu leito e vai para tua casa.
Imediatamente ,se levantou diante deles e, tomando o leito em que permanecera deitado,voltou para casa,glorificando a Deus.
Todos ficaram atônitos ,davam glórias a Deus e ,possuídos de temor,diziam :Hoje,vimos prodígios.

(Jesus estava em uma casa ensinando.Sabendo que Jesus ensinava, veio de outras cidades muitos fariseus e escribas da lei, que eram homens entendidos e mestres de toda a Lei de Moisés.

Nota-se que Jesus estava exercendo o ministério de ensino,mas Lucas deixa claro que o poder de Deus estava com ele para também operar curas.
Jesus já era conhecido de muitos por seus ensinamentos que eram com autoridade e por suas curas e milagres e isso fez com que um grupo de amigos fossem a sua procura, levando seu amigo que era paralítico para que fosse curado por ele.
Eles o levaram em sua própria cama o que na leitura se refere a leito.
Como havia uma grande multidão a volta de Jesus e ate mesmo fora da casa,eles não conseguiram passar pela multidão e ir ate Jesus e foi então que tiveram uma ideia digamos que arriscada.
As casas daquela época tinham uma escada exterior que levava ao telhado,ou terraço da casa.Essas escadas não tinha acesso ao interior das casas e foi por isso que a ideia que eles tiveram foi ariscada. 
Eles tiraram o telhado que era feito de barro e grama e galhos de árvores para descer o seu amigo que estava na cama.Naquela época as cama não eram como vemos hoje, eram na verdade tapetes feitos de pele de animais,ou colchões,ou esteiras.

Vemos que o perigo e os obstáculos não impediram eles de levar o seu amigo paralítico ate Jesus.E, então, desceram ele a frente de onde Jesus estava sentado ensinando.
Talvez tenha sido uma surpresa para multidão que ali estava,mas para Jesus a atitude deles foi vista como um ato de fé.
E Jesus olhando o paralítico disse que pela fé que eles tiveram,referindo a fé dos amigos do  paralítico, os  pecados dele estavam perdoados.
Ao dizer isso Jesus reconheceu em público a sua divindade,porque só Deus tem o poder para perdoar os pecados.E foi por isso que os fariseus e mestres da lei ficaram questionando e também achando que Jesus era um blasfemador,porque para eles Jesus não era Deus para perdoar os pecados. Mas Jesus era o próprio Deus encarnado e por isso ele não estava blasfemando.
A blasfêmia é quando alguém difama,o nome de Deus ou a autoridade de Deus.

Mas seguindo veja algo interessante,sem com que eles falassem alguma coisa,Jesus sabia o que estava se passando nos pensamentos deles e por isso disse a eles o que era mais fácil para eles,perdoar os pecados ou curar aquele homem da sua paralisia.
Então Jesus mais uma vez deixa claro que Ele era o Filho do Homem,ou seja o Filho de Deus e tinha autoridade dada por Deus tanto para perdoar os pecados como para curar e então deu uma ordem ao paralítico dizendo que era para ele levantar pegar a cama dele e ir para casa.
Vemos aqui que Jesus se chama de o Filho do Homem,esse nome usado por ele,representa sua divindade,e que ele era o Messias esperado pelos Judeus.Jesus usou este nome para falar dele mesmo várias vezes no novo testamento e no velho testamento vemos este nome no livro de Daniel capítulo 7.

Com a ordem dada por Jesus o paralítico se levantou pegou sua cama e foi para sua casa, reconhecendo que Jesus operava milagres pela autoridade dada a ele por Deus,e então, foi pelo caminho dando glórias a Deus.
A cura deixou a multidão atônita ,ou seja, eles ficaram sem reação com o que viram.
Eles davam glórias a Deus e ficaram possuídos de temor.O temor talvez seja porque como eles achavam que Jesus estava blasfemando contra Deus dizendo que perdoava pecados, com a cura, reconheceram que só alguém que tem o poder de Deus poderia fazer algo assim e reconheceram que o que viram eram prodígios.

Neste estudo vemos que Jesus reconhecia a fé genuína de alguém e tinha misericórdia.
Vimos também que ele tinha tanto poder para ensinar com autoridade,como para perdoar pecados,como para curar qualquer enfermidade e ainda podia saber os pensamentos das pessoas.
Este é o nosso salvador e libertador.Deus que veio ao mundo como homem para nos ensinar o caminho de volta para Ele. )

Deus abençoe a todos e ate o próximo estudo se assim Deus quiser....


Um comentário:

Unknown disse...

Amém.. glóriaaaaaaa Deus.. estudo abençoado