quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Lucas capítulo 6, O homem da mão ressequida




Oi amigos,como estão?
Que a graça e a paz do nosso Senhor e Deus ,esteja com todos em nome de Jesus!!!
Hoje vamos estudar mais uma cura operada por Jesus e vamos aprender muito com ele.
Vamos orar......... Querido Pai,nos colocamos diante o teu altar para louvar-te e pedir para que através de teu Santo Espírito possa nos ensinar a tua Palavra,te pedimos e te agradecemos em nome de  Jesus!!!

___Lucas capítulo 6 ___

Dos versículos 6 ao 11..... O homem da mão ressequida ___Sucedeu que,em outro sábado,entrou ele na sinagoga e ensinava.Ora,achava-se ali um homem cuja mão direita estava ressequida.
Os escribas e os fariseus observavam-no,procurando ver se ele faria uma cura no sábado,a fim de acharem de que o acusar.
Mas ele,conhecendo-lhes os pensamentos,disse ao homem da mão ressequida:Levanta-te e vem para o meio;e ele,levantando-se,permaneceu de pé.
Então,disse Jesus a eles:Que vos parece?É lícito,no sábado,fazer o bem ou o mal?Salvar a vida ou deixá-la perecer?
E,fitando todos ao redor,disse ao homem:Estende a mão.Ele assim o fez,e a mão lhe foi restaurada.
Mas eles se encheram de furor e discutiam entre si quanto ao que fariam a Jesus.

(Jesus mais uma vez entra em uma sinagoga,local onde os Judeus prestavam culto a Deus.E ali na sinagoga,Jesus passou a ensinar os que ali estavam.
Entre os que ouviam os ensinos de Jesus estava um homem que tinha a sua mão direita ressequida.O que seria uma mão menor,mirrada,magra,seca.
E também estavam os escribas e fariseus que observava atentamente a Jesus para ver se ele realizaria uma cura,pois era o dia de sábado e como já estudamos antes, os judeus tinham como mandamento o cumprimento do sábado,dia em que  os judeus descansavam e dedicavam ao Senhor em orações.E por conta disso eles não trabalhavam,nem cozinhavam.A comida era preparada um dia antes para no dia de sábado não precisarem fazer.
Era um dia na qual deveria se fazer o bem,um dia de comunhão com Deus,mas na realidade não era o que acontecia e o que era para ser algo bom os escribas e fariseus fizeram parecer algo de peso para muitos.Não existia o amor em cumprir o dia de sábado,e sim regras e mais regras acrescentadas por eles.

Jesus porém conhecia os pensamentos daqueles que ali estavam e com isso chamou o homem da mão ressequida para ir a frente onde ele estava.
E Jesus questionou a dureza dos fariseus e escribas,perguntando a eles se era permitido no sábado fazer o bem ou o mal?Salvar uma vida ou deixá-la morrer?
No evangelho segundo Marcos,ele diz que com o silêncio deles Jesus olhou ao redor indignado e condoído com a dureza do coração deles.
Então Jesus disse ao homem da mão ressequida para que ele estendesse a sua mão e quando ele estendeu a sua mão ela foi curada,restaurada.
A cura realizada por Jesus deixou os escribas e os fariseus com muita raiva,cólera ao ponto de discutirem entre si o que poderiam fazer contra Jesus.

Vamos meditar um pouco mais sobre tudo o que aconteceu na sinagoga onde Jesus ensinava....
Jesus estava ali ensinando ,mas sabia que os escribas e fariseus que ali estavam,procuravam apenas um motivo para ter com que acusar ele.
Eles não recebiam os ensinos de Jesus e não criam nele como o Messias.E o acusavam de blasfemador por se colocar como Deus e por quebrar as ordenança do dia de sábado.
Mas o que na verdade acontecia era que eles tinham seus corações endurecidos e não cumpriam as ordenanças de Deus com o amor que deveriam.
Para colocar uma palavra bem expressiva para a atitude deles seria que eles eram religiosos,mas sem amor e entendimento.
Porque na verdade a origem de guardar o sábado seria o de descansar,e estar em comunhão com Deus e praticar o bem,mas eles cumpriam a risca guardar o sábado para descanso e cumprir seus rituais religiosos,mas já fazer o bem,ou ajudar o próximo ignoravam ser importante.
E achavam que Deus estava recebendo os sacrifícios deles,mas como sabemos nada que é feito sem amor Deus recebe.
A atitude de Jesus de curar o homem da mão ressequida não foi para causar a raiva deles e sim de mostrar a eles que a maneira com que eles observavam a lei era errada.E, se não fosse para o bem e feito com amor,não era recebido por Deus.)

Bom então ate o próximo estudo se assim Deus o quiser....Deus os abençoe!!! 


                         

Nenhum comentário: