terça-feira, 26 de março de 2013

Lucas capítulo 7...A ressurreição do filho da viúva de Naim




Oi amigos,tudo bem?

Graça e paz seja com todos em nome de Jesus!!!
Hoje vamos estar estudando não uma cura,mas uma ressurreição o que poderíamos definir como um milagre e também um prodígio realizado por Jesus.
Oramos a ti Senhor e Deus,para que nos ensine a tua palavra,para que através dela possamos conhecer a tua verdade Senhor,em nome de Jesus,amém!

___Lucas capítulo 7___


Dos versículos 11 ao 17 ..... A ressurreição do filho da viúva de Naim ___Em dia subsequente,dirigia-se Jesus a uma cidade chamada Naim,e iam com ele os seus discípulos e numerosa multidão.
Como se aproximasse da porta da cidade,eis que saía o enterro do filho único de uma viúva;e grande multidão da cidade ia com ela.
Vendo-a ,o Senhor se compadeceu dela e lhe disse:Não chores!
Chegando-se,tocou o esquife e,parando os que o conduziam,disse:Jovem,eu te mando: levanta-te!
Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe.
Todos ficaram possuídos de temor e glorificavam a Deus,dizendo: Grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo.
Esta notícia a respeito dele divulgou-se por toda Judeia e por toda a circunvizinhança.

(Lucas escreve dizendo que em dia seguinte a cura realizada por Jesus sobre o servo do centurião ele e seus discípulos junto com uma grande multidão iam em direção a Naim, cidade que se localizava em Israel.
Quando eles estavam perto da porta da cidade ,viram o enterro de um jovem que era o único filho de uma mulher viúva.

Quando Jesus viu a viúva,ele se compadeceu dela e disse para ela não chorar.
Jesus teve compaixão daquela viúva,pois como seu marido havia morrido ela tinha somente seu filho para cuidar dela.Mas com a morte de seu único filho ela estava sozinha e iria viver a custas da ajuda de outras pessoas.
Jesus com certeza imaginando o sofrimento daquela mulher se compadeceu e foi ajudá-la.
Ela já tinha sofrido com a dor e sofrimento da perda do marido e agora seu único filho também morre e mais um sofrimento ela tem então de enfrentar.
Jesus deve ter pensado em tudo isso,mas também deve ter pensado no sofrimento em que ela teria que passar dali por diante,pois como não tinha outros filhos ela não teria quem pudesse cuidar dela,prover ,e provavelmente iria viver dependendo de ajudas de pessoas ou ate mesmo ao ponto de pedir esmola.

A mulher não chegou a pedir ajuda de Jesus,mas seu sofrimento o moveu a ajudá-la.
Jesus chegou ate o esquife,um caixão aberto,costume judaico da época,os que estavam carregando o caixão pararam e Jesus tocou o jovem que estava morto e disse para ele : Jovem eu te mando,levanta-te!
Pelos costumes da época quem tocasse um defunto tornava-se impuro.Isso fazia parte das leis entregues para Moisés no Monte Sinai e pela lei a pessoa que tocasse um morto ficaria impura por sete dias,ou seja,por sete dias não poderia entrar na sinagoga, e prestar culto a Deus.
Mas Jesus era muito mais do que observar a lei, ele era a própria lei que Deus deseja para seu povo.
Pois as leis do antigo testamento muito delas eram mais por algo externo,mas a nova lei vinda através de Cristo mostra que o que realmente importa para Deus não é o exterior e sim o interior do homem,ou seja a pureza não tinha que ser externa e sim interna no seu coração.

Após mandar o jovem levantar,ele se levantou e passou a falar e com isso ele pode voltar para o convívio com sua mãe.
A ressurreição fez com que toda a multidão que acompanhava Jesus,seus discípulos e a multidão que acompanhava o enterro ficasse cheios de temor e reconheceram que isso era uma milagre de Deus.
Davam glórias a Deus pois viam que Jesus era um profeta enviado por Deus e outros dizia que , Deus tinha vindo visitar o seu povo.)

Através desta ressurreição operada por Jesus podemos ver o quando ele era sensível com o sofrimento das pessoas....E ele continua sendo o mesmo!
O mesmo Jesus que olhou para aquela viúva e se compadeceu dela,também se compadece de nossos sofrimentos.Por mais que as vezes parece que ele não esta nos vendo quando choramos por nossos sofrimentos ,ele esta sim ,podemos não entender a maneira com que ele esta agindo.
O que não podemos é deixar de crer Nele,pois isso é o que nos torna diferente da viúva de Naim,nós cremos Nele porque temos o conhecido e sabemos em quem temos crido!
A fé nos aproxima dele e pela fé podemos ter um relacionamento com ele.
Deus os abençoe e ate o próximos estudo se assim Deus quiser....



Nenhum comentário: