quarta-feira, 17 de abril de 2013

Lucas capítulo 8, A cura da mulher enferma (do fluxo de sangue)




Oi amigos,tudo bem?
Que a graça e a paz do Senhor Jesus seja com todos!!!
Hoje estaremos estudando a cura de uma mulher que a anos vivia enferma e tendo já gastado com médicos todo seu dinheiro, creu que só Jesus poderia curá-la....
Vamos orar....  Pai,em nome de Jesus nos colocamos na tua presença e reconhecemos que maravilhosa é a tua Palavra!Sabemos que ela é perfeita Senhor e por isso te pedimos, que  nos ensine ela ,e as grave em nossos corações, em nome de Jesus ,amém!

___Lucas capítulo 8___

Dos versículos 43 ao 48.... A cura da mulher enferma (do fluxo de sangue)___ Certa mulher que ,havia doze anos,vinha sofrendo de uma hemorragia, e a quem ninguém tinha podido curar (e que gastara com os médicos todos os seus haveres, )
veio por trás dele (Jesus) e lhe tocou na orla da sua veste, e logo se lhe estancou a hemorragia.
Mas Jesus disse: Quem me tocou?Como todos negassem, Pedro (com seus companheiros) disse: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem e dizes : Quem me tocou?
Contudo, Jesus insistiu : Alguém me tocou, porque senti que de mim saiu poder.
Vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se trêmula e ,prostrando-se diante dele, declarou, a vista de todo o povo, a causa por que lhe havia tocado e como imediatamente fora curada.
Então, lhe disse Jesus: Filha , a tua fé te salvou; vai-te em paz.

(Jesus estava indo junto com seus discípulos e uma multidão de pessoas para casa de Jairo ver sua filha que estava enferma.
E dentre essa multidão havia uma mulher que estava enferma, e andava entre as pessoas procurando se aproximar de Jesus.Ela cria como Marcos escreveu em seu evangelho capítulo 5,versículo 28 que se somente ela tocasse nas vestes de Jesus seria curada.

Havia doze anos que ela sofria com essa enfermidade,uma hemorragia que provavelmente era uterina o que fazia dela,segundo as leis de Moisés (Levítico 15 ) uma mulher impura, e isso impedia ela de participar de cerimônias no templo e de estar livremente em sociedade.
De acordo com o livro de (Levítico 15),a mulher no seu período menstrual era considerada impura durante 7 dias,depois dos 7 dias ela deveria se apresentar ao Sacerdote e oferecer 2 pombinhos ou 2 rolas em sacrifício pelo seu pecado e pela impureza da menstruação.
Uma mulher em seu período menstrual era impura ,ou seja,onde sentasse ficaria impuro,tudo que ela tocasse tornaria impuro e se tocasse em alguém essa pessoa ficaria impura ate atarde.
Então o fato de ela estar a doze anos com esta enfermidade ,a doze anos que ela também era considerada impura.

Com certeza ela deveria ter ouvido falar de Jesus e de suas curas e isso deve ter gerado fé nela o que fez com que ela enfrentasse o medo da repreensão da sociedade e fosse por aquela multidão tentando se aproximar de Jesus e quando estava perto dele toucou-lhe as vestes e assim que ela tocou sentiu estar curada.Porém ela não disse nada do que havia-lhe acontecido ,porque ela sabia que sendo impura não poderia andar pela multidão e ainda mais tocar em alguém que era considerado como Mestre.

Mas assim que ela o tocou, Jesus sentiu que dele havia saído poder.Ele sabia que alguém com muita fé havia lhe tocado.
Jesus então pergunta : Quem me tocou?
A pergunta de Jesus não foi compreendida pelos discípulos e por Pedro que não entendendo tenta questionar a Jesus dizendo que ele estava no meio de uma grande multidão que o apertava e como ele poderia perguntar : Quem me tocou?
E Jesus insistiu mas explicando que alguém havia tocado nele,porque ele tinha sentido que dele havia saído poder.Na verdade o que Jesus queria dizer a Pedro e aos discípulos era que este toque não era um toque como de estar em meio a uma multidão de pessoas que o apertava de todos os lados, e sim, um toque cheio de fé que fez com que dele saísse poder de cura.

Com o próprio Jesus afirmando que dele havia saído poder, isso deve ter constrangido a mulher a dizer a verdade. E ela trêmula, pela cura que nela havia se operado e com medo de represálias , se aproximou e prostrou-se diante de Jesus dizendo diante de toda multidão o motivo de ela ter se aproximado de Jesus e o tocado.

Bom ,na verdade o que aconteceu aqui foi que Jesus mesmo sabendo quem o havia tocado,começou a perguntar justamente para constranger a mulher a dizer que havia sido ela.
Pois mesmo que ele estivesse em uma multidão de pessoas se a visse saberia que tinha sido ela,porque ele podia conhecer o coração das pessoas.

Mas, como vimos a cima o fato de ela sofrer de uma hemorragia uterina fazia dela uma mulher impura e todos sabiam disso.Se ela não contasse a verdade ,talvez ainda sofreria de preconceito por acharem que ela ainda estava doente e não poderia estar livremente em sociedade e nem ao menos ir ao templo.
E por isso, com a confissão dela, todos puderam constatar a cura dela através da afirmação de Jesus e do testemunho dela.
Jesus disse a ela que a fé com que ela havia tido, tinha salvado ela.
Por Jesus ter usado estas palavras com certeza esta salvação não era somente da doença como também através desta cura um processo de salvação havia se iniciado na vida daquela mulher.A salvação da alma.)

Esta passagem nos mostra a importância da fé na presença de Jesus.O que salvou aquela mulher foi a fé de crer que da enfermidade em que ela estava passando só Jesus poderia curá-la.
A fé em que temos que ter é aquela em que nos faz totalmente dependentes de Deus e nos faz confiar nele de todo nosso coração e entendimento.
Deus os abençoe e ate o próximo estudo se Deus quiser....



Nenhum comentário: