sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Estudo da carta de 1 Timóteo capítulo 2





Oi amigos, a paz do Senhor Jesus!

Hoje vamos estar estudando o segundo capítulo de 1 Timóteo e veremos alguns versículos chaves para a caminhada cristã. Este segundo capítulo de 1 Timóteo é curto em sua extensão, mas rico em seus ensinamentos, podemos tirar muitos estudos deste capítulo.
Oro a Deus e Pai, que é o dono da Palavra para que em sua rica misericórdia possa nos conceder a graça do discernimento de suas Palavras e que elas se torne cada vez mais vivas em nosso coração,em nome de Jesus,amém!

___ 1 Timóteo capítulo 2 ___

Dos versículos 1 ao 7 ... A prática da oração por todos os homens. Um só mediador ___ Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de suplicas, orações, intercessões, ações de graças em favor de todos os homens;
em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito.
Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador;
o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.
Para isto fui designado pregador e apóstolo ( afirmo a verdade, não minto ), mestre dos gentios na fé e na verdade.

                      ________________________________________________

Paulo encorajou os cristãos a estarem orando de diversas maneiras em favor de todos os homens. Suplicas, orações, intercessões e ações de graças, cada um reflete um tipo específico no momento da oração e de se colocar na presença de Deus.
As suplicas: são orações feitas repetidamente por algo, ou uma vida, pedindo humildemente, insistentemente. 
Orações: é o diálogo que qualquer um pode ter com Deus, e aqui Paulo exorta para que também seja feito em favor de alguém.
Intercessões: são orações onde nos colocamos na brecha por uma vida, e ali diante de Deus você clama e se doe por aquele vida. Isso também retrata o próprio amor de Cristo por nós pecadores, ele se colocou na brecha por nós e por isso é nosso mediador.
Ações de graças: são orações de agradecimento a Deus. Muitas vezes chegamos diante de Deus só para pedir, mas aqui Paulo lembra a importância de ser grato a Deus por todas as coisas.

E essas orações devem ser feitas por todos os homens e por reis(o que hoje seriam presidentes e governantes também) e todos que exercem algum tipo de autoridade(ate mesmo líderes espirituais). Essas orações serão bem recebidas por Deus em nosso favor, e nos ajudará a ter uma vida mais tranquila, com piedade e respeito.
A importância também se orar por todas as vidas é porque Deus deseja que todas conheçam a verdade e possam se salvar, através de Cristo Jesus.
Sabemos que nem todos se salvarão (Mateus 25: 31 ao 41), mas como não sabemos quem se salvará, temos como dever orar para que as vidas se salvem.

Paulo também diz sobre o plano de salvação do nosso Deus, onde Ele enviou seu único Filho para morrer pelos nossos pecados (João 3:16). Jesus pagou nossa dívida de pecados diante de Deus (Colossenses 2: 13 e 14), e foi o nosso mediador, intercessor, que derramou seu sangue para que os nossos pecados fossem limpos e pudéssemos ter uma nova vida e recebidos como Filhos de Deus (Romanos 3:20 ao 26).
E por isso também não só devemos orar pelas vidas, mas testemunhar deste lindo plano de salvação de Deus para que todos pecadores conheçam a verdade e se arrependam.
Paulo no passado teve uma vida repleta de pecados, mas ao se encontrar com o próprio Jesus na estrada a caminho de Damasco ( Atos dos Apóstolos 9: 1 ao 19), ele creu em Jesus como sendo o Filho enviado de Deus para salvação de todos que se arrependem e Paulo teve seus pecados apagados, justificados, através de Jesus e este é o testemunho que ele dava a todos, pregando a salvação pela graça de Deus em Jesus.
                                       

Dos versículos 8 ao 15 .... Proceder conveniente no culto público ___ Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.
Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras ( como é próprio  às mulheres que professam ser piedosas ).
A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão.
E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio.
Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva.
E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso.

                               __________________________________________

Paulo aconselha aos irmãos em como se portar no culto público e diz para que os homens orem em todo lugar, levantando suas mãos santas, sem ira e sem desejo de prejudicar alguém através da oração.
E assim que as mulheres, se vistam com decência, humildade e bom senso, sendo equilibrada sem o desejo de ostentar. O que deve ser evidência na mulher não é sua roupa, ou aparência, mas sim, que o seu interior reflita piedade e o que venha aparecer sejam suas boas obras de uma mulher que pratica a fé cristã (1 Pedro 3:4 ).
Paulo diz que as mulheres devem aprender em silêncio, sendo submissas ao marido e a liderança. Mas é claro que a mulher, ou qualquer cristão não deve ser submisso naquilo que vai contra a própria palavra de Deus. 
A submissão da mulher deve ser segundo a palavra de Deus.

Paulo diz também que não permitia que a mulher viesse a ensinar, nem exercer autoridade sobre o homem. 
Pode parecer que Paulo esta sendo preconceituoso em relação as mulheres, mas não é verdade, pois em algumas passagens bíblicas o próprio Paulo aconselha as mulheres a ensinarem a outras mulheres, e Paulo também foi grande amigo de Priscila,que trabalhou com seu marido ajudando Paulo a divulgar o evangelho de Cristo ( Tito 2:3 ao 5 ;  Atos 18:26 )
Porém se analisarmos estas duas passagens de Tito e Atos, em Tito as mulheres estavam sendo aconselhadas a ensinarem jovens mulheres casadas e em Atos, Priscila ajudou, auxiliou, seu marido Aquila a ensinar sobre o caminho (Jesus Cristo), para um homem que pregava a palavra com ousadia, porém lhe faltava o verdadeiro conhecimento da fé em Cristo Jesus Salvador.

Em nenhum dos casos elas estavam exercendo autoridade a frente de uma igreja.
Quando Deus criou o homem em Gêneses deu autoridade a ele e disse que a mulher seria sua auxiliadora. Ou seja, o homem é o cabeça e a mulher a cauda. Por isso a mulher não deve ser ordenada como convém ao homem ( Pastor, Presbítero,Bispo ). 
Bom a casos que a mulher por ser esposa do Pastor, recebe o nome de Pastora, mas ela não pode estar exercendo o mesmo papel de autoridade que seu marido em um culto. Paulo diz que as mulheres devem aprender em silêncio.
Quando Deus deu ao homem a autoridade de cuidar da sua esposa e sua família, sendo o provedor do lar, Deus o capacitou para isso.
Já a mulher Deus disse que ela seria uma auxiliadora de seu marido e que o marido a governaria, ( Gêneses 3:16 ).
A mulher tem o privilégio de dar a luz a filhos e para isso Deus a capacitou. Se a mulher exercer sua missão de mãe dignamente seguindo a fé, o amor e a santificação e ensinando seus filhos o caminho do Senhor, nisso ela sera honrada diante de Deus, chegando a salvação.


Deus abençoe a todos e ate os próximos estudos se assim Deus desejar...



8 comentários:

Anônimo disse...

Excelente estudo bíblico. Me ajudou a tirar mais conclusões sobre o capítulo. Que Deus o abençoe.

Dayane CH disse...

Muito obrigado pelo incentivo.Deus abençoe!

Unknown disse...

Então não existe pastoras?

Unknown disse...

Auxiliadora,conselhera,companhera, secretaria etc. Pastora não

Unknown disse...

Ótima explicação! Deus abençoe

Unknown disse...

Ótimo estudo muito proveitoso. Explicações claras .
Deus os abençoe.

Unknown disse...

Paz do senhor Deus continuia te abensuando AMEM.

Unknown disse...

Explicações claras e concisas. Obrigado