Oi amigos, a paz do Senhor Jesus!
Hoje vamos estar estudando o segundo capítulo de 1 Timóteo e veremos alguns versículos chaves para a caminhada cristã. Este segundo capítulo de 1 Timóteo é curto em sua extensão, mas rico em seus ensinamentos, podemos tirar muitos estudos deste capítulo.
Oro a Deus e Pai, que é o dono da Palavra para que em sua rica misericórdia possa nos conceder a graça do discernimento de suas Palavras e que elas se torne cada vez mais vivas em nosso coração,em nome de Jesus,amém!
___ 1 Timóteo capítulo 2 ___
Dos versículos 1 ao 7 ... A prática da oração por todos os homens. Um só mediador ___ Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de suplicas, orações, intercessões, ações de graças em favor de todos os homens;
em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito.
Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador;
o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.
Para isto fui designado pregador e apóstolo ( afirmo a verdade, não minto ), mestre dos gentios na fé e na verdade.
________________________________________________
Paulo encorajou os cristãos a estarem orando de diversas maneiras em favor de todos os homens. Suplicas, orações, intercessões e ações de graças, cada um reflete um tipo específico no momento da oração e de se colocar na presença de Deus.
As suplicas: são orações feitas repetidamente por algo, ou uma vida, pedindo humildemente, insistentemente.
Orações: é o diálogo que qualquer um pode ter com Deus, e aqui Paulo exorta para que também seja feito em favor de alguém.
Intercessões: são orações onde nos colocamos na brecha por uma vida, e ali diante de Deus você clama e se doe por aquele vida. Isso também retrata o próprio amor de Cristo por nós pecadores, ele se colocou na brecha por nós e por isso é nosso mediador.
Ações de graças: são orações de agradecimento a Deus. Muitas vezes chegamos diante de Deus só para pedir, mas aqui Paulo lembra a importância de ser grato a Deus por todas as coisas.
E essas orações devem ser feitas por todos os homens e por reis(o que hoje seriam presidentes e governantes também) e todos que exercem algum tipo de autoridade(ate mesmo líderes espirituais). Essas orações serão bem recebidas por Deus em nosso favor, e nos ajudará a ter uma vida mais tranquila, com piedade e respeito.
A importância também se orar por todas as vidas é porque Deus deseja que todas conheçam a verdade e possam se salvar, através de Cristo Jesus.
Sabemos que nem todos se salvarão (Mateus 25: 31 ao 41), mas como não sabemos quem se salvará, temos como dever orar para que as vidas se salvem.
Paulo também diz sobre o plano de salvação do nosso Deus, onde Ele enviou seu único Filho para morrer pelos nossos pecados (João 3:16). Jesus pagou nossa dívida de pecados diante de Deus (Colossenses 2: 13 e 14), e foi o nosso mediador, intercessor, que derramou seu sangue para que os nossos pecados fossem limpos e pudéssemos ter uma nova vida e recebidos como Filhos de Deus (Romanos 3:20 ao 26).
E por isso também não só devemos orar pelas vidas, mas testemunhar deste lindo plano de salvação de Deus para que todos pecadores conheçam a verdade e se arrependam.
Paulo no passado teve uma vida repleta de pecados, mas ao se encontrar com o próprio Jesus na estrada a caminho de Damasco ( Atos dos Apóstolos 9: 1 ao 19), ele creu em Jesus como sendo o Filho enviado de Deus para salvação de todos que se arrependem e Paulo teve seus pecados apagados, justificados, através de Jesus e este é o testemunho que ele dava a todos, pregando a salvação pela graça de Deus em Jesus.
Dos versículos 8 ao 15 .... Proceder conveniente no culto público ___ Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.
Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras ( como é próprio às mulheres que professam ser piedosas ).
A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão.
E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio.
Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva.
E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso.
__________________________________________
Paulo aconselha aos irmãos em como se portar no culto público e diz para que os homens orem em todo lugar, levantando suas mãos santas, sem ira e sem desejo de prejudicar alguém através da oração.
E assim que as mulheres, se vistam com decência, humildade e bom senso, sendo equilibrada sem o desejo de ostentar. O que deve ser evidência na mulher não é sua roupa, ou aparência, mas sim, que o seu interior reflita piedade e o que venha aparecer sejam suas boas obras de uma mulher que pratica a fé cristã (1 Pedro 3:4 ).
Paulo diz que as mulheres devem aprender em silêncio, sendo submissas ao marido e a liderança. Mas é claro que a mulher, ou qualquer cristão não deve ser submisso naquilo que vai contra a própria palavra de Deus.
A submissão da mulher deve ser segundo a palavra de Deus.
Paulo diz também que não permitia que a mulher viesse a ensinar, nem exercer autoridade sobre o homem.
Pode parecer que Paulo esta sendo preconceituoso em relação as mulheres, mas não é verdade, pois em algumas passagens bíblicas o próprio Paulo aconselha as mulheres a ensinarem a outras mulheres, e Paulo também foi grande amigo de Priscila,que trabalhou com seu marido ajudando Paulo a divulgar o evangelho de Cristo ( Tito 2:3 ao 5 ; Atos 18:26 ).
Porém se analisarmos estas duas passagens de Tito e Atos, em Tito as mulheres estavam sendo aconselhadas a ensinarem jovens mulheres casadas e em Atos, Priscila ajudou, auxiliou, seu marido Aquila a ensinar sobre o caminho (Jesus Cristo), para um homem que pregava a palavra com ousadia, porém lhe faltava o verdadeiro conhecimento da fé em Cristo Jesus Salvador.
Em nenhum dos casos elas estavam exercendo autoridade a frente de uma igreja.
Quando Deus criou o homem em Gêneses deu autoridade a ele e disse que a mulher seria sua auxiliadora. Ou seja, o homem é o cabeça e a mulher a cauda. Por isso a mulher não deve ser ordenada como convém ao homem ( Pastor, Presbítero,Bispo ).
Bom a casos que a mulher por ser esposa do Pastor, recebe o nome de Pastora, mas ela não pode estar exercendo o mesmo papel de autoridade que seu marido em um culto. Paulo diz que as mulheres devem aprender em silêncio.
Quando Deus deu ao homem a autoridade de cuidar da sua esposa e sua família, sendo o provedor do lar, Deus o capacitou para isso.
Já a mulher Deus disse que ela seria uma auxiliadora de seu marido e que o marido a governaria, ( Gêneses 3:16 ).
A mulher tem o privilégio de dar a luz a filhos e para isso Deus a capacitou. Se a mulher exercer sua missão de mãe dignamente seguindo a fé, o amor e a santificação e ensinando seus filhos o caminho do Senhor, nisso ela sera honrada diante de Deus, chegando a salvação.
Deus abençoe a todos e ate os próximos estudos se assim Deus desejar...
8 comentários:
Excelente estudo bíblico. Me ajudou a tirar mais conclusões sobre o capítulo. Que Deus o abençoe.
Muito obrigado pelo incentivo.Deus abençoe!
Então não existe pastoras?
Auxiliadora,conselhera,companhera, secretaria etc. Pastora não
Ótima explicação! Deus abençoe
Ótimo estudo muito proveitoso. Explicações claras .
Deus os abençoe.
Paz do senhor Deus continuia te abensuando AMEM.
Explicações claras e concisas. Obrigado
Postar um comentário