quarta-feira, 16 de abril de 2014

Estudo da Epístola aos Romanos capítulo 3

Oi amigos!
Que a graça e paz do Senhor Jesus Cristo seja com todos!
Hoje estaremos estudando o terceiro capítulo da carta aos Romanos e veremos umas das passagens mais importantes de todos novo testamento. Entenderemos sobre pecado, sobre a fé, obras, e justificação.
( Oração ) --- Pai, tem misericórdia de nós, pois somos pecadores, mas se conhecermos verdadeiramente a tua palavra, por ela, seremos salvos! Revela-nos Senhor a tua palavra, e dai- nos o Espírito regenerador, em nome de Jesus! Amém!


___ Romanos capítulo 3 ___

Dos versículos 1 ao 8.... Paulo responde a objeções ___ Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus.
E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus?
De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e mentiroso, todo homem, segundo está escrito: Para seres justificado nas tuas palavras e venhas a vencer quando fores julgado.
Mas, se a nossa injustiça traz a lume a justiça de Deus, que diremos? Porventura, não será Deus injusto por aplicar a sua ira? ( Falo como homem. )
Certo que não. Do contrário, como julgará Deus o mundo?
E, se por causa da minha mentira, fica em relevo a verdade de Deus para a sua glória, por que sou eu ainda condenado como pecador?
E por que não dizemos, como alguns, caluniosamente, afirmam que o fazemos: Pratiquemos males para que venham bens? A condenação destes é justa.

(Paulo no capítulo anterior tinha falado que Deus não fazia acepção de pessoas (Romanos 2:11), e de fato não faz, mas aqui Paulo reconhece que os judeus tinham uma certa vantagem por terem recebido os oráculos de Deus, que é a mensagem de Deus revelada no antigo testamento.
Mas também sabemos que por eles terem de certa forma tido esta vantagem, aumentaria o juízo sobre eles pela desobediência (Lucas 12:48, parte b).
E por mais que no antigo testamento Israel, os judeus, tenham respondido a Deus muitas vezes com incredulidade, vemos que Deus sempre se manteve fiel em suas promessas. 
Mesmo que a rebeldia dos judeus fizesse que a justiça de Deus viesse a luz, para sua glória, ainda assim Deus não era injusto por aplicar a sua ira.
Quando Paulo diz, (falo como homem), ele esta demonstrando a maneira com que alguns homens poderiam pensar ou pensavam.
Pois muitos poderiam pensar que se pecar, faz com que Deus recebesse glória, então vamos pecar liberalmente, mas não, o pecado na verdade nos afasta de Deus e por isso não devemos viver em pecado (Isaías 59:2).)

Dos versículos 9 ao 18 ... Todos os homens nas condições de pecadores ___ Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado;
como está escrito: Não há justo, não há um sequer,
não há quem entenda, não há quem busque a Deus;
todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios,
a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura;
são os seus pés velozes para derramar sangue,
nos seus caminhos, há destruição e miséria;
desconhecem o caminho da paz.
Não há temor de Deus diante de seus olhos.

(Paulo usou passagens do velho testamento para deixar claro que todos estavam sobre a mesma condição. Todos estão debaixo da ira de Deus, tanto judeu como gentio. Não há quem se diga justo, que entenda e busque a Deus, mas todos se perderam na prática do mal.(Salmo 14:1-3 e Salmo 53:1-3)
O pecado veio como um vírus, contagiando todo ser humano. Tanto que sua garganta esta aberta e dela procede morte, suas palavras são enganosas e são como veneno de cobra tanto para o que fala como para aquele que a recebe.(Salmos 5:9 e Salmo 140:3)
Sua boca só diz palavras de maldição e vivem amargurados.(Salmo 10:7)
Seus pés caminham para a morte, velozes para derramar sangue inocente e encontram sempre destruição e miséria porque estão longe de Deus.(Isaías 59:7-8)
Tudo isso é resumido em que não há temor de Deus diante dos olhos de todo ser humano que ainda vive no pecado(Salmo 36:1).)

Dos versículos 19 ao 20 ... O judeu não constitui exceção ___ Ora, sabemos que tudo que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável diante de Deus,
visto que ninguém será justificado por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.

(A lei servia para revelar o pecado ao pecador e por isso todo o mundo será culpável diante de Deus. As boas obras da lei não servirá de justificação para ninguém.)

Dos versículos 21 ao 30 ... A justificação pela fé em Jesus Cristo ___ Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;
justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos { e sobre todos } os que creem; porque não há distinção,
pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manisfestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impune os pecados anteriormente cometidos;
tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé.
Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independente das obras da lei.
É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios,
visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso.
Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.

(Mas agora Cristo veio como a justiça manifesta de Deus, o que a própria lei e os profetas já anunciavam (Jeremias 31:31-34).
Mas para essa justiça ser justiça, é necessário ter fé e crer em Jesus Cristo. Porque todos pecaram e estão distantes de Deus.
Todos que pela fé, creem em Cristo Jesus, que nos libertou, nos resgatou, da dívida de pegados que tínhamos diante de Deus, são justificados gratuitamente por ele.
Pois através do sangue de Jesus derramado na cruz do calvário, sangue inocente que nos lavou, nós, que éramos culpados diante de Deus, passamos a ser salvos, e tivemos nossa pena justificada mediante a fé em Jesus.
Jesus foi como o sangue inocente derramado no propiciatório (2 Coríntios 5:21), para apagar a ira de Deus que era contra nós pecadores (Êxodo 32:30 e Êxodo 29:36).

Desde da criação, Deus tem sido tolerante para com o pecador, para que no tempo presente a sua justiça mediante a fé em Jesus Cristo fosse revelada. 
Pois assim, ele seria justo em aplicar a sua justiça e também o nosso justificador por nos ter dado seu Filho Jesus. Que morreu, para que nossos pecados fossem apagados, nos justificando, nos libertou, pagando a dívida de pecado que tínhamos contra Deus (Colossenses 2:14).

Onde a jactância, ou arrogância? Ou seja, nem mesmo os judeus poderiam se gloriar. A arrogância foi excluída porque já não é pela lei e sim pela fé que somos justificados.
E por isso Deus era Deus tanto de judeus como de gentios. O mesmo Deus que deu a Israel as leis no antigo testamento (Êxodo 20), agora aprimorava essa sei pela fé em Cristo Jesus.
A lei não foi anulada pela fé, pelo contrário foi confirmada em Cristo Jesus.
Jesus mesmo disse isso em (Mateus 5:17-18).

Nenhum comentário: