quinta-feira, 10 de abril de 2014

Estudo da Epístola aos Romanos capítulo 2

Oi amigos!
A graça e a paz do Senhor Jesus Cristo!
Continuando nossos estudos das cartas aos Romanos, hoje entenderemos um pouco mais sobre como os judeus praticavam sua fé nas leis e em obediência à Deus...
(Oração)... Pai, nos colocamos para meditação da tua palavra neste momento, te pedimos para que nos ajude neste momento a entendê-la, de maneira com que ela seja fortalecimento para nossa fé, em nome de Jesus, te pedimos e te agradecemos, amém!

__ Romanos capítulo 2 __

Dos versículos 1 ao 16 .... Os gentios e os judeus igualmente culpados. O juízo de Deus ___ Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que jugas a outro a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas.
Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade contra os que praticam tais coisas.
Tu, ó homem, que condenas os que praticam tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus?
Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que conduz ao arrependimento?
Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus,
que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento:
a vida eterna aos que, perseveraram em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade;
mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça.
Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego;
glória, porém e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego.
Porque para com Deus não há acepção de pessoas.
Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados.
Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos.
Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se,
no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho.

(No capítulo 1, como estudamos anteriormente, vimos que Paulo fez uma analise sobre os gentios( todos homens e mulheres que não são judeus). 
Paulo fez uma descrição da vida dos gentios, para poder mostrar os pecados em que eles estavam envolvidos.
E aqui no capítulo 2, Paulo fala sobre os judeus e o porque eles também eram culpados diante de Deus, mesmo sendo o povo da promessa.
Os judeus se consideravam o povo escolhido de Deus, e de fato eram como vemos em (Deuteronômio 7:7-9). Deus separou este povo para que guardassem as suas leis (Êxodo 20), para que tivessem um relacionamento com ele através do conhecimento de suas leis. Porém, os judeus, por diversas vezes quebraram as leis, e com o tempo acrescentaram muitas outras coisas as leis entregues por Deus à Moisés. Com isso deixaram a lei cheia de ordenanças e jugos. Jesus mesmo define bem tudo isso em (Mateus 15:1-20).

Os judeus se achavam justos diante dos homens e de Deus, porém eram de igual modo pecadores, porque não guardavam as leis com inteireza de coração (2 Crônicas 25:2).
Eles não reconheciam que Deus através de sua bondade davam a eles o pesar de seus pecados, para que tivessem a oportunidade de se arrependerem e serem justificados diante de dele.
E com tudo isso mantinham um coração duro, pois não reconheciam seus pecados. A rebeldia e impenitência deles apenas estava acumulando ira e justo juízo que Deus derramará sobre os injustos.

Deus não faz nenhuma acepção sobre as pessoas. Não é porque os judeus são o povo da antiga aliança, que estarão livres do julgamento Divino.O julgamento de Deus será proporcional as atitudes das pessoas. Tanto judeus como os gentios são indesculpáveis diante de Deus, pois cada um teve um tipo de revelação da vontade de Deus, seja por leis(Êxodo 20), seja pela natureza(Romanos 1:19-20) ou consciência(Romanos 2:15).
As leis foram dadas por Deus, para que pudessem reconhecer o pecado. Os judeus pela lei tiveram a revelação da vontade de Deus e por isso serão julgados.
O mesmo será com os gentios, pois mesmo não conhecendo as leis, em suas consciências sabem que o que estão fazendo é certo ou errado, e por suas consciências serão julgados.)

Dos versículos 17 ao 24.... Os judeus são indesculpáveis ___ Se, porém, tu, que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus;
que conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei;
que estás persuadido de que és guia dos cegos, luz dos que se encontram em trevas,
instrutor de ignorantes, mestres de crianças, tendo na lei a forma da sabedoria e da verdade;
tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
Dizes que não se deve cometer adultério e o cometes? Abominas os ídolos e lhes roubas os templos?
Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?
Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa.

(Os judeus se gloriavam nas leis de Deus. Por terem o conhecimento das leis.
Realmente tinham o conhecimento das leis e conheciam a vontade de Deus através de seus mandamentos.
E poderiam assim instruir aqueles que se encontravam cegos, em trevas e ignorantes segundo a verdade. Mas eles demostraram só conhecer a verdade e não viver esta verdade.
Ensinavam e cobravam das pessoas aquilo que nem eles faziam realmente.
Como compartilhei a cima, em (Mateus 15:1-20), Jesus ilustra bem isso, chamando eles de hipócritas.
Os judeus se achavam justos por guardarem ritualmente as leis, mas as leis tinham sido contaminadas por leis de homens, virando assim doutrinas de homens.
Mas Jesus deixa claro nesta passagem que o pecado nasce no coração e pelo coração vem a contaminação.
Exemplo cumpriam a lei que dizia não poder cometer adultério, mas no seu íntimo cobiçava a mulher do próximo (Mateus 5:27 e 28)
Para Deus o julgamento será segundo as intenções dos nossos corações.
E as atitudes deles faziam ate com que os gentios blasfemasse o nome de Deus, pois achavam que Deus era responsável pelos judeus fazerem o que faziam.

E como nos dias de hoje, todo cristão foi chamado para refletir a vontade de Deus através de suas atitudes, tendo uma vida reta, justa, verdadeira e irrepreensível. 
Como disse Jesus em (Atos 1:8 parte b)e sereis minha testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra...  esse último se encaixa mais no nosso caso, confins da terra.
Mas aquele que diz ser cristão e ate se veste, ou aparentemente parece como sendo, mas de fato não é. Suas atitudes e obras ou frutos, serão a evidência de que ele realmente não é um cristão, porém as pessoas que não conhecem a Deus(gentios), e não conhecem a sua palavra, não sabe que de fato essa pessoa não é um cristão verdadeiro e por isso levará em conta as suas atitudes más, blasfemando assim o nome de Deus, como se Deus fosse responsável por suas atitudes.
Por isso Jesus disse em (Mateus 7:15-20), pelos seus frutos os conhecereis, isso vale tanto para líderes cristãos, como para ovelhas serem avaliadas.

Por isso a maneira com que vivemos é muito importante!
Mas isso não quer dizer que a salvação virá pelos bons atos cometidos. Aquele que realmente foi salvo por Deus, justificado  mediante a fé em Cristo Jesus, não será suas obras que fará com que ele seja salvo, (Efésios 2:8), porém sua fé o levará a fazer boas obras, e isso será um desejo constante em seu coração.
A obediência a vontade de Deus, é a nossa atitude diante da fé para com Deus.)

Dos versículos 25 ao 29 .... O verdadeiro israelita ___ Porque a circuncisão tem valor se praticas a lei; se és, porém, transgressor da lei, a tua circuncisão já se tornou incircuncisão.
Se, pois, a incircuncisão observa os preceitos da lei, não será ela, porventura, considerada como circuncisão?
E, se aquele que é incircunciso por natureza cumpre a lei, certamente, ele te julgará a ti, que, não obstante a letra e a circuncisão, és transgressor da lei.
Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circunciso a que é somente na carne.
Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.

(A circuncisão (Gêneses 17:12-13) também foi dada por Deus como um sinal físico de que eles eram o povo escolhido de Deus.
E aqui Paulo diz que a circuncisão só teria valor, se guardassem a lei, porque para aquele que quebrava a lei, transgredindo a lei, a circuncisão já não fazia sentido.
A circuncisão só teria valor para aquele que em seu coração também tinha se circuncidado para Deus. Esse sim é herdeiro da promessa feita por Deus à Abraão (Gêneses 15:4-5).
Abraão mesmo o qual os judeus chamavam de pai(Lucas 3:8), foi justificado por ter crido em Deus e não por ter se circuncidado (Gêneses 15:6), a circuncisão apenas serviu para testificar a fé que Abraão tinha em Deus e em suas promessas.
O verdadeiro judeu, é aquele que não só conhece as leis, mas as pratica por fé, e tem a circuncisão como um testemunho desta fé em Deus.

Concluímos que hoje, a verdadeira circuncisão é a fé que temos para com Deus, tendo o batismo como o testemunho desta fé. 
Porque cremos em sua promessa, de nos ter dado seu Filho, para morrer na cruz, por amor de nós (João 3:16), para que por nossa fé, sejamos justificados por ele, tendo nossa dívida de pecado cancelada diante de Deus (Colossenses 2:13-14).)