domingo, 1 de setembro de 2013

João capítulo 5... A cura de um paralítico


Oi amigos, tudo bem?Que a graça e a paz do Senhor Jesus Cristo esteja com todos!
Hoje vamos começar a estudar as curas do livro do Evangelho segundo João, e começaremos com uma cura bem conhecida.
Então vamos orar : Senhor Deus e Pai, em tua graciosa presença nos colocamos para podermos estudar a tua palavra, dai-nos a graça de podermos aprender Senhor e de podermos viver a tua Palavra em nossas vidas ,em nome de Jesus ,amem!

___João capítulo 5___

Dos versículos 1 ao 18.... A cura de um paralítico___Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu para Jerusalém.
Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco pavilhões.
Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e paralíticos, esperando o movimento da água.
Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar curado?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Logo aquele homem ficou curado; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.
Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.
Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda.
Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda?
E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.
Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.
E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.
E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.
E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.


(Jesus tinha ido para Jerusalém e ali acontecia uma festa dos judeus que João não identifica qual.
João fala de um tanque que existia perto da Porta das Ovelhas também conhecido em hebraico por Betesda que possuía 5 pavilhões, que eram tanques que serviam de reservatórios para coletar águas das chuvas.
Perto deste tanque havia vários enfermos, pessoas portando diversos tipos de enfermidades. Eles esperavam por um milagre, acreditavam que em tempos um anjo descia do céu e agitava as águas do tanque e o primeiro que no tanque entrasse era curado de sua enfermidade.

João conta que ficava ali também um homem que estava doente a 38 anos. Não fica específico o tipo de doença que ele tinha, mas por depender de alguém para poder andar podemos entender que ele possuía alguma enfermidade em suas pernas.
Quando Jesus viu este homem, sabendo o quanto tempo ele estava naquela situação, chegou ate ele e lhe perguntou? Queres ser curado?
Pode parecer estranha a pergunta de Jesus, pois aparentemente se o homem estava doente e estava perto do tanque esperando uma chance para ser curado, com certeza ele gostaria de ser curado.
Mas em sua resposta vemos que mesmo estando ali esperando uma oportunidade para que pudesse ser curado com o passar dos anos ele já havia perdido a fé de ser realmente curado.
Ele responde a Jesus não dizendo sim eu quero ser curado, mas se justifica dizendo o porque era difícil de ele ser curado, pois dependia de alguém para ajudá-lo a chegar no tanque e antes que alguém pudesse ajudar ele, outro doente entrava no tanque em seu lugar.

Mas porque então Jesus perguntou isso à ele? Podemos ver que foi para despertar sua fé que a tempos estava adormecida.
E então Jesus diz à ele: Levanta, pegue sua cama (esteira) e ande! E ele foi curado naquela mesma hora e pegou sua cama e saiu andando. No caminho encontrou com judeus que o questionaram por ele estar carregando sua cama em dia de sábado.
 Para os judeus não era permitido um homem carregar sua cama em dia de sábado. Como já vimos em outros estudos o sábado era o dia de descanso, o dia em que os judeus tinham para o Senhor, onde iam no templo fazer suas orações e não podiam exercer nenhum tipo de trabalho. E para eles carregar a cama era considerado como, carregar uma carga e com isso ele estava trabalhando. Mas na verdade nas leis de Moisés  (Êxodo capítulo 20, versículos 8 ao 11) não diz nada que proíba um homem de carregar sua cama, isso foi algo acrescentado pelos líderes religiosos daquela época).
O homem que foi curado responde à eles que aquele que tinha o curado também disse para ele pegar sua cama e sair andando. Eles queriam saber quem era o homem que havia dito isso à ele, mas ele não sabia dizer quem era.

Mais tarde Jesus encontra o mesmo homem que ele havia curado no templo e diz à ele: Já que você esta curado , cuidado para não pecar mais, para que não te aconteça coisa pior.
Na verdade o que Jesus queria dizer à ele é que se ele continuasse em uma vida de pecado poderia não só perder sua saúde mas pior a sua salvação.

O homem se retirou dali de onde Jesus estava e foi ate os judeus para dizer que tinha sido Jesus quem o havia curado. Isso fez com que os judeus perseguissem a Jesus por ele curar um homem em dia de sábado. Mas Jesus respondeu à eles que se o Pai dele (Deus), trabalhava ate aquela hora ele também deveria trabalhar.
Jesus queria mostrar à eles que o mais importante no dia de sábado era ter misericórdia uns dos outros e era o que Deus desejada de cada um, pois muitos exerciam a fé cheios de hipocrisia, não com compaixão, amor e misericórdia e com isso não adiantava guardar o dia de sábado.

Isso fez com que os judeus ficassem com mais raiva de Jesus, não só por ele não guardar o dia de sábado, como por se colocar igual à Deus dizendo ser seu filho.
Porém as obras de Jesus testificavam de que ele fazia a vontade daquele que o enviou, (Deus Pai) e nos trouxe ensinamento de como devemos realmente exercer nossa fé em Deus.)

Deus os abençoe e ate os próximos estudos de assim Deus quiser...

Nenhum comentário: