Oi amigos, tudo bem?
Que a graça de Deus esteja com todos em nome de Jesus!
Hoje vamos estudar a última cura registrada no livro de Mateus que não é encontrada nos outros evangelhos e na verdade foram várias curas realizadas por Jesus em uma mesma ocasião.
Vamos orar: Senhor Deus, pela tua graça e misericórdia te pedimos que nos revele a sua Palavra, para que ela possa nos transformar segundo a tua vontade, em Nome de Jesus, amém!
___Mateus capítulo 15___
Dos versículos 29 ao 31.... Jesus volta para o mar da Galileia e cura muitos enfermos ___ Partindo Jesus dali, foi para junto do mar da Galileia; e, subindo ao monte, assentou-se ali.
E vieram a ele muitas multidões trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e outros muitos e os largaram junto aos pés de Jesus; e ele os curou.
De modo que o povo se maravilhou ao ver que os mudos falavam, os aleijados recobravam saúde, os coxos andavam e os cegos viam. Então, glorificavam ao Deus de Israel.
(Essas curas foram escritas logos após a cura da filhinha da mulher cananeia (Mateus 15:21 ao 28), então tudo indica que Jesus ainda continuava em território estrangeiro, mais precisamente em Decápolis (Dez cidades), onde a maioria eram gentios e poucos judeus.
Jesus subiu ao monte e se assentou, enquanto multidões de pessoas traziam ate ele enfermos e os deixavam aos seus pés para que ele pudesse curá-los.
Entre os doentes haviam pessoas com diversos tipos de enfermidades: coxos o que poderia ser pessoas mancas, aleijados que eram pessoas que não tinham alguma parte de seus membros, cegos e mudos e ainda muitos outros enfermos que Mateus não detalha.
Jesus os curou e todos que estavam presente se maravilharam com suas curas que passaram a ser milagrosas para aqueles que viam e testemunhavam.
Com certeza essas multidões tinham seguido a Jesus e vindo de toda parte de Decápolis, e das regiões vizinhas.
Embora Jesus tenha curado muitas pessoas em Decápolis , seu ministério não foi dedicado sobre aquelas regiões, mesmo porque essas cidades tinham mais influências do paganismo do que do judaísmo, isso fica claro quando Jesus curou o endemoninhado geraseno, (Mateus 5:1 ao 14) pois, naquela região tinha uma manada de porcos que pastavam (Marcos 5:11). Os judeus tinham os porcos como animais imundos e por isso com certeza não criariam porcos.
Mas mesmo que Jesus não tenha ido proclamar o reino de Deus nas regiões de Decápolis, ele usou pessoas que pudessem fazer isso por ele, como o próprio endemoninhado geraseno que foi por ele curado,(Marcos 5:18 ao 20).
Com as curas realizadas por Jesus, eles glorificavam ao Deus de Israel. Não fica claro o porque Mateus escreveu desta maneira, mas pode ter sido por causa da maioria do povo, das pessoas daquelas multidões não serem judeus e com isso reconheciam que Jesus era o Messias enviado pelo Deus do povo de Israel.
Embora os gentios não fizessem parte da religião judaica, muitos mostraram ter conhecimento das promessas de Deus para o seu povo, (Israel) e podemos ver isso na mulher cananeia,ela vinha das terras de Tiro e Sidom, mas ao seguir Jesus, ela clamava, o chamando de Senhor Filho de Davi (Mateus 15:22).)
A Palavra de Deus é rica e cheia de detalhes importantes para aqueles que desejam viver sobre a vontade de Deus.
Deus os abençoe e ate os próximos estudos se assim Deus quiser...
Nenhum comentário:
Postar um comentário