quarta-feira, 4 de setembro de 2013

João capítulo 9... A cura de um cego de nascença, PARTE 1



Oi amigos, tudo bem?
Que a graça e a paz do nosso Deus e Pai esteja com todos, em nome de Jesus!
Bom, continuando as curas do livro de João, veremos hoje uma cura também bastante conhecida. A cura em si se dá logo nos 12 primeiros versículos, mas não tem como estudar esta cura sem estudar também o que aconteceu com este homem depois dela. E, como é um texto um pouco extenso vamos estar dividindo este estudo para podermos meditarmos melhor na Palavra e aprender tudo que o Senhor deseja nos ensinar através dela.
Vamos orar: Senhor, sabemos que a tua Palavra é inspirada pelo teu Espírito e que ela tem imenso poder de agir na vida daqueles que com fé meditam nela, por isso te pedimos que pela tua graça nos ajude a ter discernimento neste estudo e que a tua Palavra possa ser como torre forte em nossas vidas, em nome de Jesus, amém!

___João capítulo 9___ ( PARTE 1 )

Dos versículos 1 ao 12.... A cura de um cego de nascença___ Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença.
E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Respondeu Jesus: nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus.
É necessário  que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego,
dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo.
Então, os vizinhos e os que dantes o conheciam de vista, como mendigo, perguntavam: Não é este o que estava assentado pedindo esmolas?
Uns diziam: É ele. Outros: Não, mas se parece com ele. Ele mesmo, porém, dizia: Sou eu.
Perguntaram-lhe, pois: Como te foram abertos os olhos?
Respondeu ele: O homem chamado Jesus fez lodo, untou-me os olhos e disse-me: Vai ao tanque de Siloé e lava-te. Então, fui, lavei-me e estou vendo.
Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei.

( Jesus caminhava com seus discípulos quando viram um homem cego. E pela narrativa diz também, que era mendigo e pedia esmolas. Ao ver este homem os discípulos perguntam a Jesus o porque daquele homem ter nascido cego; se era porque ele havia pecado, ou seus pais.
Mas Jesus responde à eles que nem ele havia pecado e nem seus pais, mas a situação daquele homem era para que na vida dele fosse manifesta as obras de Deus. 
Os Judeus acreditavam que uma criança poderia pecar ainda no ventre materno e que uma pessoa poderia sofrer com consequências dos pecados cometidos por seu pais.
Jesus não confirmou o que eles disseram, mas deu a eles uma terceira opção.

É um pouco complicado o que os discípulos disseram, dizendo que uma criança poderia cometer pecado no ventre materno?! Sabemos que todos nós sofremos como que a maldição do pecado original, o pecado de Adão (Romanos 5, versículo 12), mas uma criança ate onde sabemos é inocente e pura (Lucas capítulo 18, versículo 16),  para cometer o pecado em si. Embora o pecado original esteja em seu DNA,ou na sua natureza, só será manifestado quando ela começar a ter consciência, quando a criança começar perder a inocência.

Sobre os pais pecarem e os filhos sofrerem com consequências podemos entender que também pode ser algo possível, pois vemos isso na família de Davi, seu pecado foi perdoado quando ele realmente se arrependeu, mas toda sua família sofreu com as consequências dos seus pecados (2 Samuel capítulo 12 versículos 9 ao 12).
Mas no caso deste homem ter nascido cego foi para que Jesus fizesse a vontade de Deus sobre a vida dele e para que ele conhecesse verdadeiramente Jesus para sua salvação. 

Jesus disse que era necessário que eles fizessem as obras de Deus enquanto fosse dia, porque chegaria a noite quando ninguém poderia trabalhar.
O que Jesus queria dizer é que enquanto ele estivesse no mundo seria como a luz que dá ao dia a sua claridade e mesmo depois de sua ascensão ao céus, Jesus nos enviou o consolador (João capítulo 16, versículo 7) que é o Espírito da verdade (João capítulo 16, versículo 13), aquele que trás a luz a Palavra de Deus, nos dando entendimento e compreensão. Enquanto o Espírito de Deus estiver no mundo ainda é dia para que a obra de Deus seja feita. Pois haverá um tempo, que a justiça de Deus virá sobre aqueles que não receberam a sua Palavra, que não creram em seu Filho, essas pessoas sofreram com a ira divina e viveram dias de profundas trevas. (Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá cada um conforme as suas obras...Mateus 16:27).

Depois disso Jesus cuspiu na terra e fez lodo com a saliva e aplicou sobre os olhos do cego e disse para que ele fosse ao tanque chamado Siloé e se lavasse.
Não sabemos o porque Jesus usou a saliva para curar este homem, pois ele poderia ter curado numa simples palavra, ou toque, mas Jesus sabia exatamente como tratar a cada um e neste caso foi esta maneira que ele usou para curar. Jesus também usou a saliva para curar o cego de Betsaida,(Marcos capítulo 8, versículos de 22 ao 26), inclusive já estudamos esta cura.

Jesus o tocou: O toque é algo importante para uma pessoa que nada pode ver, pois através do toque se transmite sentimento. Ambos os cegos curados e relatados nos evangelhos, Jesus tocou neles antes de os curar, cego de Betsaida (Marcos capítulo 8, versículos de 22 ao 26), o cego de Jericó,(Lucas capítulo 18, versículos de 35 ao 43)e esta cura, a qual estamos estudando.
Com o lodo nos olhos Jesus diz para ele se lavar no tanque Siloé: Não tinha nada de importante neste tanque para que pudesse atribuir a cura deste homem, mas a sua fé em crer no que Jesus estava fazendo que foi a grande razão para que ele fosse curado. Ele obedeceu a Jesus e foi se lavar e através de sua obediência foi curado.
Assim que lavou, voltou vendo.

 Este homem havia nascido cego, e era a primeira vez que ele via. Com sua visão aberta uma mudança se iniciou em sua vida, tanto que vizinhos e conhecidos não podiam reconhecê-lo ao ponto de ele mesmo ter que afirmar que era ele.
Então perguntaram a ele como que os olhos dele tinham sido abertos e ele disse que um homem chamado Jesus tinha feito lodo e aplicando em seus olhos disse para que ele fosse se lavar no tanque Siloé. E ele indo, lavou e voltou vendo.
Todos queriam saber de Jesus, onde ele estava e perguntavam a ele, mas ele dizia não saber.

Este homem teve um encontro com Jesus, e mesmo tendo sido curado por ele, não demonstrava ter conhecimento ou intimidade com Jesus. Mas depois que seus olhos foram abertos muitas coisas começaram a mudar em sua vida e ele começa a mudar ate mesmo a maneira de falar de Jesus. Este homem esta no primeiro processo para uma conversão e no próximo estudo vamos meditar sobre o que o encontro com Jesus proporcionou para este homem.)

Deus os abençoe e ate a parte 2 deste estudo se assim Deus quiser...

Nenhum comentário: