quarta-feira, 18 de setembro de 2013

João capítulo 9... Jesus revela-se ao cego (PARTE FINAL)



Oi amigos, a paz do Senhor Jesus!
Tudo bem com vocês?
Vamos estar estudando hoje a última parte sobre: A cura de um cego de nascença, do livro evangelho segundo João. Ao longo desses estudos que fizemos sobre a cura deste homem temos aprendido muitas coisas e hoje encerraremos este estudo e veremos o verdadeiro motivo pela qual ele foi curado.
Vamos orar: Pai, somente o Senhor é Santo e digno de receber todo o louvor e te louvamos Senhor, porque esta é a Tua Palavra e ela é perfeita! Ensina-nos Senhor a entendê-la de maneira viva e eficaz, em nome de Jesus ,amém!

___João capítulo 9___ (PARTE FINAL)

Dos versículos 35 ao 41... Jesus revela-se ao cego ___ Ouvindo Jesus que o tinham expulsado, encontrando-o, lhe perguntou: Crês tu no Filho do Homem?
Ele respondeu e disse: Quem é Senhor, para que eu nele creia?
E Jesus lhe disse: Já o tens visto, e é o que fala contigo.
Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou.
Prosseguiu Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos.
Alguns dentre os fariseus que estavam perto dele perguntaram-lhe: Acaso, também nós somos cegos?
Respondeu-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, subsiste o vosso pecado.

(Lembrando que o homem que antes era cego e que foi curado por Jesus, tinha sido levado na presença dos fariseus que o interrogaram sobre sua cura e sobre Jesus.
Como ele defendeu a Jesus o reconhecendo como sendo um profeta e enviado por Deus, isso deixou os fariseus bravos e com isso expulsaram este homem da sinagoga, impedindo que ele pudesse estar na sinagoga para se reunir com os judeus em adoração à Deus.
Quando Jesus fica sabendo do que aconteceu com o homem que ele havia curado, Jesus o encontrando pergunta a ele se ele crê no Filho do Homem.

Filho do Homem era um título Messiânico. Os judeus esperavam o Messias vindo da parte de Deus para libertar seu povo ( Israel, judeus ). Messias significa ungido e para o povo Israelita, a ungido representava unção e consagrado a Deus, separado. 
Na bíblia temos várias referências sobre o Ungido de Deus, ou o Messias, enviado por Deus para salvar, redimir seu povo, Israel.(Isaías capítulo 42, versículos 1 ao 9)(Salmos 24, A vinda do Rei da Glória, referente a Jesus)(Salmos 45, O Ungido de Deus e a sua noiva, referente a Jesus e sua igreja,os salvos).
Jesus também admitiu ser o Ungido de Deus quando entrou em uma sinagoga, na cidade que ele tinha sido criado, Nazaré, e levantando-se para ler, deram a ele o livro de Isaías, onde falava sobre o Espírito de Deus que tinha ungido a ele e o separado, (Lucas capítulo 4, versículos 16 ao 19).

Já o título Filho do Homem é encontrado no livro de Daniel, quando ele tem uma visão e ao descrever esta visão diz: que via vir nas nuvens um como o Filho do Homem, (Daniel capítulo 7, versículo 13), esta também é uma referência a Jesus, pois é ele quem virá nas nuvens para levar consigo a sua igreja (os salvos), (Mateus capítulo 24, versículos 29 ao 31).

Então voltando a passagem bíblia quando Jesus pergunta ao homem que antes era cego e agora via se ele cria no Filho do Homem, foi a mesma coisa se perguntasse a ele se ele acreditava na vinda do Messias, do Ungido de Deus, o Salvador.
Ele então responde a Jesus: Quem é Senhor para que nele eu creia?
A resposta dele demostra uma profunda confiança em Jesus, pois ele se dirige a Jesus o chamando de Senhor e diz de uma maneira que era só Jesus dizer quem era o Filho do Homem que ele creria.

Jesus responde a ele que ele já tinha visto o Filho do Homem e em seguida Jesus se revela a ele dizendo ser ele mesmo o Filho do Homem.
Ao ouvir Jesus dizer ser ele o Filho do Homem, este homem que antes era cego, reconhece estar diante do Ungido de Deus e então se ajoelha adorando a Jesus como seu Senhor e dizendo crer nele.
Jesus continua revelando também a todos presentes a sua missão, dizendo que tinha vindo ao mundo para juízo, para dar visão aos que não veem e deixar cegos os que veem, (Isaías capítulo 29, versículo 18).
Aqui Jesus diz sobre a cegueira espiritual e não física. O juízo que Jesus fala é sobre os cegos espirituais que ao crer em Jesus serão libertos da sua cegueira e passaram a ver com os olhos da fé e receberão a salvação, pela fé em Jesus como o Filho de Deus.
E os que diziam enxergar ficariam cegos espirituais, impedidos de ver a verdade, isso foi o que aconteceu com muitos judeus, e seus líderes religiosos, fariseus e escribas. Eles acreditavam saber toda a verdade por fazerem parte de Israel o povo escolhido de Deus, acreditavam viver segundo a vontade de Deus por obedecer as leis de Moisés. Mas na verdade endureceram seus corações para a verdade vinda de Deus (Jesus) e as leis que eles acreditavam cumprir e agradar a Deus, tinha sido tão deturpada pelos líderes religiosos que tinha ate perdido seu sentindo verdadeiro para ser o louvor a Deus.

Os fariseus ouvindo o que Jesus disse, perguntaram a Jesus se acaso eles também eram cegos?
Com essa pergunta vemos a tamanha dureza do coração deles, eles não criam em Jesus e se achavam ser os donos da verdade.
Jesus responde a eles que se eles fossem cegos, não teriam pecado, ou seja, se fossem cegos não conseguiriam enxergar seus pecados e com isso poderiam ser libertos por Jesus.
Mas eles afirmavam ver e conhecer a verdade, com isso não enxergavam que eram pecadores, e precisavam de arrependimento. 
Eles se achavam bons, religiosos, cumpridores das leis, não conseguiam ver que na verdade nada que faziam era o que Deus desejava para eles.)

No final deste estudo vimos a conversão genuína deste homem que antes era cego e foi curado por Jesus. Ele não só foi curado da sua cegueira física como da cegueira espiritual que o impedia de reconhecer os seus pecados diante de Deus.
Mas ao encontrar Jesus e ao reconhecer como o Filho de Deus, o ungido, seu Senhor ele foi salvo.
Deus abençoe a todos vocês e ate os próximos estudos se assim Deus quiser....


Nenhum comentário: