quarta-feira, 11 de setembro de 2013

João capítulo 9... Os fariseus interrogam o cego (PARTE 2)



Oi amigos, a graça e a paz de Deus esteja com todos em nome de Jesus!
Hoje continuaremos nossos estudos sobre a A cura de um cego de nascença, uma cura encontrada apenas no livro do evangelho segundo João.
Vamos orar: Pai amado, somos gratos a ti Senhor por sua bondade e misericórdia, pois tem nos dado o teu Espírito para nos direcionar a toda verdade que procede de Ti. Guia-nos neste estudo Senhor e nos ensina a tua palavra, em nome de Jesus ,amém!

___João capítulo 9___( Parte 2 )

Dos versículos 13 ao 34... Os fariseus interrogam o cego___ Levaram, pois, aos fariseus o que dantes fora cego.
E era sábado o dia em que Jesus fez lodo e lhe abriu os olhos.
Então, os fariseus, por sua vez, lhe perguntaram como chegara a ver; ao que lhes respondeu: Aplicou lodo aos meus olhos, lavei-me e estou vendo.
Por isso, alguns dos fariseus diziam: Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tamanhos sinais? E houve dissensão entre eles.
De novo, perguntaram ao cego: Que dizes tu a respeito dele, visto que te abriu os olhos? Que é profeta, respondeu ele.
Não acreditaram os judeus que ele fora cego e que agora via, enquanto não lhe chamaram os pais
E os interrogaram: É este vosso filho, de quem dizeis nasceu cego? Como, pois, vê agora?
Então, os pais responderam: Sabemos que este é nosso filho e que nasceu cego;
Mas não sabemos como vê agora; ou quem lhe abriu os olhos também não sabemos. Perguntai a ele, idade tem; falará de si mesmo.
Isto disseram seus pais porque estavam com medo dos judeus; pois estes já haviam dito que, se alguém confessasse ser Jesus o Cristo, fosse expulso da sinagoga.
Por isso, é que disseram os pais: Ele idade tem, interrogai-o.
Então, chamaram, pela segunda vez, o homem que fora cego e lhe disseram: Dá glórias a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador.
Ele retrucou: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego e agora vejo.
Perguntaram-lhe, pois: Que te fez ele? como te abriu os olhos?
Ele respondeu: Já vos disse, e não atendestes; por que quereis ouvir outra vez? Porventura, quereis vós também tornar-vos seus discípulos?
Então, se injuriaram e lhe disseram: Discípulo dele és tu; mas nós somos discípulos de Moisés.
Sabemos que Deus falou a Moisés; mas este nem sabemos donde é.
Respondeu-lhes o homem: Nisto é de estranhar que vós não saibais donde ele é, e, contudo, me abriu os olhos.
Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende.
Desde que há mundo, jamais se ouviu que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença.
Se este homem não fosse de Deus, nada poderia ter feito.
Mas eles retrucaram: Tu és nascido todo em pecado e nos ensinas a nós? E o expulsaram.

(Lembrando que no estudo anterior, Jesus havia curado este homem da sua cegueira. Sendo ele um cego de nascença os judeus acreditavam que este homem era um pecador ou sofria com consequências de pecados cometidos por seus pais, para ter nascido cego. Mas Jesus diz que a cegueira deste homem era para que fosse manisfesta na vida dele a glória de Deus e então vai ate ele e o cura.

No final do estudo vimos que mesmo depois de ter sido curado por Jesus, o homem demonstrava não conhecê-lo tão bem e fala de Jesus de forma sem ter muita intimidade ou reconhecendo ele como sendo enviado por Deus.
Alguns perguntaram a ele quem o curou ou abriu os seus olhos e ele responde que um homem chamado Jesus fez lodo com saliva e colocando em seus olhos mandou ele lavar no tanque de Siloé e assim ele foi curado.

E nos versículos acima vemos que os fariseus sabendo do acontecido chamam este homem para o interrogar.
Eles queriam saber como ele tinha chegado a ver se antes era cego e ele responde o mesmo que disse ao povo antes, que Jesus tinha aplicado lodo nos olhos dele e ele lavando passou a ver.
Os fariseus não aceitavam esta cura como vinda da parte de Deus, pois o dia em que Jesus curou este homem era sábado e com isso acusavam Jesus por não guardar o sábado.
Eles acusavam a Jesus de ter feito lodo em dia de sábado (trabalho) e curado um cego, mas na verdade no quarto mandamento, LEMBRA-TE DO DIA DE SÁBADO PARA O SANTIFICAR (Êxodo capítulo 20, versículos de 8 a 11), não diz ser proibido o que Jesus fez, isso foram regras acrescentadas por eles mesmos.
Com isso ouve uma discussão entre eles, pois alguns diziam que como podia um homem pecador fazer tantos sinais? Ou seja, chamavam Jesus de pecador por não guardar o sábado, mas ao mesmo tempo pensavam que como ele sendo um pecador fazia tantos sinais, milagres.

Então perguntaram ao homem, o que ele achava de Jesus, por ele ter o curado. E ele responde a eles que achava que Jesus era um profeta.
Profeta eram homens escolhidos e enviados por Deus para falar suas Palavras ao povo, e eram homens cheios do Espírito de Deus e faziam grandes milagres pelas mãos do SENHOR.
Veja que agora quando perguntaram para ele novamente sobre quem o curou ele muda sua atitude. Da primeira vez, ele disse que era um homem e que se chamava Jesus, dessa vez ele diz que foi um profeta quem o curou.

Isso causou certa dúvida nos fariseus e chamaram seus pais para saber se aquele era mesmo o filho deles e se ele tinha nascido cego. 
Os pais dele admitem ser ele o seu filho, e que ele havia mesmo nascido cego, mas dizem não saber sobre a sua cura ou sobre quem o curou.
Na verdade, os pais dele estavam com medo de sofrerem represálias da parte dos fariseus e líderes religiosos, pois eles tinham dito ao povo que aquele que admitisse ser Jesus o Cristo, seria expulso da sinagoga, lugar onde o povo judeus se reunia para adorar a Deus. 
E por isso eles respondem aos fariseus que perguntasse a seu filho sobre sua cura, pois já tinha idade de responder por si mesmo.

Então, chamaram pela segunda vez o homem que tinha sido curado por Jesus e disseram a ele que ele tinha que dar glória a Deus por sua cura, pois Jesus era um pecador e não podia curar.
Ele diz que se Jesus era pecador isso ele não sabia, mas que ele tinha o curado isso ele sabia.
E novamente perguntam a ele o que Jesus fez para o curar. 
Ele diz que já havia contado a eles e eles não quiseram entender e então porque queriam que ele falasse de novo?! 
E sendo um tanto irônico, disse a eles, se era porque eles queriam se tornar discípulos de Jesus.

Com essa pergunta eles se sentiram ofendidos por ele e disseram que eles eram discípulos de Moisés e que eles sabiam que Deus tinha falado a Moisés e que Jesus eles não sabiam nem de onde ele tinha vindo.
O homem responde a eles que isso era estranho, sobre eles não saberem de onde Jesus tinha vindo, sendo que ele tinha curado ele. E disse que todos sabiam que Deus não atenderia um pecador, mas ao contrário atenderia aquele que teme a ele e faz a sua vontade. E disse que desde de então ninguém tinha ouvido falar de uma cura como a dele, de um homem cego de nascença passar a enxergar e completa dizendo que se Jesus não fosse de Deus não poderia ter curado ele.

Neste ponto vemos que ele passa a defender a Jesus na frente dos fariseus, agora ele reconhecia que Jesus não poderia ser um pecador como os fariseus afirmavam. E que Jesus temia a Deus e fazia a sua vontade e por isso o curou.
Os fariseus retrucaram o acusando dizendo que ele era um pecador e queria ensinar a eles e expulsaram ele da sinagoga.
Os fariseus endureceram ainda mais seus corações contra Jesus e não criam que ele era vindo de Deus, porém o homem que foi curado por ele já demonstrava crer em Jesus. 
Vimos que ele passou por alguns estágios, primeiro ele via Jesus apenas como um homem que o curou, depois o reconheceu como podendo ser ele um profeta de Deus e no fim reconhece que Jesus fazia a vontade de Deus, e vinha de Deus e por isso o curou.)

Este homem esta em um processo de conversão, agora já tem fé sendo gerada dentro dele por Deus em seu Filho Jesus, mas vamos entender bem isso no estudo final sobre esta cura.
Deus os abençoe e ate o próximo estudo se assim Deus quiser....


Nenhum comentário: