quarta-feira, 18 de junho de 2014

Estudo da Epístola aos Romanos capítulo 6

Oi amigos!
Que a graciosa paz do nosso Senhor e Deus guarde nosso coração e mente em Cristo Jesus!
Hoje no capítulo 6 de Romanos, estudaremos e meditaremos sobre como um cristão deve lidar com o pecado, depois que teve sua vida convertida ao Senhor Jesus Cristo...
Que o nosso Deus e Pai, possa nos conceder a graça de seu Espírito, nos dando entendimento puro e genuíno da sua Palavra para que ela possa gerar vida dentro de nós, assim oro à Deus pedindo em o Nome de Jesus, amém!

___ Romanos capítulo 6 ___

Dos versículos 1 ao 14 ... Livres do pecado pela graça ___ Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante?
De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?
Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.
Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição,
sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;
porquanto quem morreu está justificado do pecado.
Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos,
sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele.
Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.
Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões;
nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumento de iniquidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.
Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.

(Paulo começa o capítulo 6, falando sobre o pecado. 
Eles já tinham tido a compreensão sobre a graça de Deus, e sabiam que esta graça abundante os tinha tornado justos diante de Deus, através da fé, da morte de Cristo Jesus na cruz do calvário.
Mas Paulo alerta os irmãos à não permanecerem em uma vida de pecado, por mais que a graça abundasse sobre o pecado (Romanos 5:20), continuar vivendo uma vida de pecado era negar o novo nascimento (2 Coríntios 5:17).

Paulo fala sobre o batismo como um sinal visível do morrer do velho homem, para uma nova vida a ser vivida a imagem de Cristo nosso Senhor (1 João 2:6).
O batismo é como uma confissão da nosso fé, e o ato de mergulhar nas águas, representa o velho homem sendo sepultado, e o levantar das águas a nova vida que renasce em Cristo, onde o Espírito Santo, existente em nós nos regenerará a imagem de Cristo Jesus (João 3:5). E este é uma obra que será completa em nossas vidas apenas quando Jesus vier para nos levar com ele para o seu reino (1 Coríntios 3:18 e 1 Coríntios 15).

E quando morremos para o pecado, nosso corpo pecaminoso, herdado em Adão, também foi destruído, e por isso não somos mais escravos do pecado.
O escravo, serve aquele que é maior que ele e que tem domínio sobre ele, mas Cristo em sua morte, nos resgatou, nos dando liberdade para servimos à ele, em um espírito voluntário operante em nós através do Espírito de Deus.
Por isso aquele que morreu para o velho homem está justificado dos seus pecados!!!! ALELUIAS!!!
Se já morremos com Cristo, através da morte do nosso velho homem, cremos que com ele também viveremos, pois sabemos que a ressurreição de Cristo, deu a ele poder sobre a morte.
Assim como Cristo morreu encravando o pecado na cruz, e vive em Deus, nós também estamos mortos para o pecado, mas estamos vivos em Deus, através da morte de Jesus na cruz que levou sobre ele todos os nossos pecados (Colossenses 2:12-15).

Por isso não devemos nos deixar ser dominados pelo pecado, de maneira a sermos escravos novamente dele, e nem devemos oferecer nossos membros, corpo, para servir ao pecado (Romanos 8:8), mas devemos nos oferecer à Deus, pois fomos ressuscitados da morte (pecado), para viver de maneira a sermos instrumentos da sua justiça.
Todos que confessaram sua fé em Cristo e é com ele sepultado, para morte do pecado, não esta mais debaixo da lei do pecado, da condenação que virá pelo pecado, mas passamos a estar debaixo da graça de Deus, da sua justificação em Cristo, que recebemos pela fé (Efésios 2:8).
O pecado não terá domínio sobre nós, porque o Espírito de Deus nos ajudará a resistir ao pecado, temos a capacitação através do Espírito de Deus para não mais viver uma vida de pecados (Tiago 4:7-10).)

Dos versículos 15 ao 23 ... A lei, a escravidão e a graça ___ E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum!
Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para morte ou da obediência para a justiça?
Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues;
e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos de justiça.
Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vosso membros para a escravidão da impureza e da maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação.
Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça.
Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte.
Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação e, por fim, a vida eterna;
porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

(Novamente Paulo reforça que o cristão não deve viver no pecado, porque esta debaixo da graça e não da lei.
Vou dar um exemplo sobre isso: Eu peco, vou me arrependo e recebo o perdão de Deus, daí peco de novo, me arrependo e recebo o perdão de Deus, e isso acontece várias vezes, já não estou resistindo ao pecado porque sei que Deus me perdoa se eu me arrepender. 
Nisso podemos correr o risco de estar vivendo em uma vida de pecado, porque sabemos que se arrependermos Deus nos perdoa e nos recebe novamente. É um grande erro pensar assim, o cristão deve lutar contra o pecado e não se deixar ser dominado por ele. Viver na pratica do pecado depois de termos sido justificados é viver novamente na carne e em Romanos 8:8 esta claro o que Paulo diz inspirado pelo Espírito de Deus: Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Nosso objetivo após a conversão, não é mais viver segundo as nossas paixões, e sim agradar a Deus que nos chamou (2 Timóteo 2:4).

Libertados do pecado hoje somos servos para servir a justiça de Deus, ou seja, vivermos de acordo com a sua palavra, para que possamos ser sal e luz neste mundo (Mateus 5:13-16).
Da mesma forma que um dia andávamos de acordo com os nossos desejos, impurezas e maldade, entregando os nossos membros para essas práticas, devemos andar hoje de acordo com a reta justiça de Deus, para que nossos membros sejam santificados.

Quando vivíamos na escravidão do pecado, não tínhamos a justificação pela fé em Cristo Jesus, tanto que hoje, nossos pecados passados nos trás pesar e vergonha, pois sabemos que aquela vida passada estava nos levando a morte, separação total de Deus!
Mas hoje, somos libertos do pecado, e fomos transformados em servos do Deus Altíssimo, então nossas atitudes hoje devem ser para que Cristo seja aperfeiçoado em nós, isso é a santificação (2 Coríntios 3:18), negamos a nós mesmo para que Cristo reine em nós e para que nele tenhamos a vida eterna (Lucas 9:23-24).
Porque sabemos que a recompensa de uma vida de pecado é a morte eterna, mas o dom gratuito de Deus, que é a justificação pela fé (Romanos 5:1-2), nos dá vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.)