terça-feira, 29 de outubro de 2013

Estudo da carta de 1 Timóteo capítulo 3



Oi amigos!
A paz do Senhor Jesus!!!
Hoje estaremos estudando o capítulo três de 1 Timóteo e veremos como um líder espiritual deve se apresentar para estar a frente da igreja de Cristo.
Senhor, Deus e Pai, nos colocamos humildemente em tua presença, para estudarmos, meditarmos em tua palavra.... Ajuda-nos Senhor e abra nosso entendimento para tua verdade, em nome de Jesus te pedimos e também te agradecemos, amém!

___1 Timóteo capítulo 3___

Dos versículos 1 ao 13.... As qualificações dos bispos e dos diáconos ___ Fiel é esta palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.
É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento;
e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina,com todo o respeito
(pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus);
Não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.
Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.
Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância,
conservando o mistério da fé com a consciência limpa.
Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato.
Da mesma sorte, quanto as mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo.
O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa.
Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançaram para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.

(Paulo inicia o capítulo três encorajando aqueles que desejavam ser bispos, dizendo ser uma excelente obra o que deseja.
Na bíblia o que hoje conhecemos por pastor, era conhecidos como bispos e presbíteros, e a função de um bispo e presbítero era cuidar da igreja, liderar, pastorear o rebanho de Cristo que são os cristãos.
Paulo então descreve com detalhes como um bispo, presbítero (pastor), deve ser para poder estar na liderança da igreja de Cristo.
Primeiro ele diz que devem ser irrepreensíveis, uma pessoa que não teria nada do que acusá-la, mas não seria uma pessoa sem pecado, pois se isso fosse um critério nenhum homem seria qualificado, mas no caso irrepreensível, como um homem digno, respeitável. 

E deveria ser marido de uma só mulher, não deveria viver em poligamia ou adultério, para que aquele que fosse casado fosse fiel a sua esposa. 
Mas também um bispo ou presbítero não precisava ser necessariamente casado, o próprio Timóteo era bem possível que não fosse casado.
Também deveria ser um homem, temperante (não exagerado), sóbrio (moderado, controlado), hospitaleiro (que sabe como receber as pessoas), apto para ensinar (deveria ter conhecimento bíblico para ensinar a doutrina de Cristo e discipular um novo cristão na fé).
Não dado ao vinho (que não se embriaga com o vinho), não violento, porém cordato (que se comporta com cautela e sensatez), inimigo de contendas (que não gosta de brigas e discórdias), não avarento (apegado com exagero ao dinheiro).

E deveria governar bem a sua própria casa, o homem também é constituído por Deus, como líder do seu lar, da sua família, e esse deve ser o primeiro ministério de um homem casado, conduzir a sua família a Cristo, aos ensinos das escrituras sagradas, educando seus filhos para que sejam educados e ensinando-os as leis do Senhor ( Provérbios capítulo 22, versículo 6 ) e ( Efésios capítulo 6, versículo 4 ).
Também deve cuidar de sua esposa, vendo-a como parte mais frágil e sua auxiliadora ( Efésios capítulo 5, versículos de 23 ao 33 ).
Se o homem souber ter governo sobre sua casa e liderá-la como a própria palavra nos ensina, então conseguirá pastorear a igreja de Cristo.

Um bispo ou presbítero não poderia ser um neófito, iniciante, ou no caso aqui um novo convertido a fé cristã, porque isso poderia ensoberbecê-lo e fazer com que ele pudesse cair na condenação do diabo, por não ter estrutura espiritual para liderar a igreja de Cristo.
Mas um bispo ou um presbítero (pastor), deve ter um bom testemunho dos de fora, para que não seja humilhado pelo diabo. Ele deve dar um bom testemunho de suas obras para que todos que o veja, o reconheça como um homem temente a Deus ( Mateus capítulo 7, versículos 17, e 20 ).

Paulo também da qualificações para um diácono, que seria auxiliares dos bispos e presbíteros (pastores). 
A tradução original de diácono é servo e Paulo diz ser semelhante as qualificações de um bispo, presbítero para um diácono.
Eles deveriam ser respeitáveis, honesto, de uma só palavra, também não inclinado a bebedices, cobiçosos e gananciosos sujos.
Porém, devem conservar a fé em Cristo Jesus, tendo a consciência limpa.
Um diácono antes de ser separado para o diaconato deveria ter um tempo de experiência para ver se estaria preparado para o diaconato, e se apresentar sem nada ter do que acusá-lo, então sim, poderia exercer o diaconato.

As mulheres também para servirem deveriam ser respeitáveis, não maldizentes, fofoqueiras, mas temperantes (não exagerada) e fiéis em tudo.
O diácono também deveria ser marido de um só mulher e não viver em poligamia ou adultério, governando bem sua casa, sua esposa e filhos como convém ao Senhor.
Aqueles que souberem desempenhar bem o diaconato poderia alcançar uma posição superior, podendo ser um bispo ou presbítero recebendo intrepidez, coragem para exercer a fé em Cristo Jesus.)


Dos versículos 14 ao 16... A igreja de Deus, coluna e baluarte da verdade. O grande mistério da piedade ___ Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve;
para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.
Evidentemente, grande é o mistério da piedade:
Aquele que foi manisfesto na carne, foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.

( Paulo tinha planos de ir ate a igreja em Éfeso, onde Timóteo era o líder da igreja e por isso estava ensinando Timóteo como liderar bem a igreja de Cristo e como deveria ser os líderes e servos escolhidos por ele para estar a frente da igreja com ele.
Paulo diz que a igreja do Deus vivo é coluna e baluarte da verdade, ou seja a igreja é a que sustenta a verdade do evangelho de Cristo e deve andar como tal verdade.
Paula termina o capítulo 3 com um poema ou um hino cantado e conhecido por eles, referindo a Cristo Jesus, que foi justificado em espírito, visto por anjos, pregados entre gentios (não judeus), crido no mundo e recebido na glória, nos céus.)

Este estudo nos mostra como deve ser um líder a frente da igreja do Deus vivo. A Palavra de Deus não muda, ela continua a mesma! E do conhecimento dela prestaremos conta a Deus, muitas vezes, pelo bem que devemos fazer e não fazemos ou pelo pecado não confessado ou arrependido....
Vamos orar irmãos, pelos líderes para que sejam piedosos e andem segundo a Palavra de Deus.
Deus os abençoe e ate os próximos estudos se assim Deus desejar....



sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Estudo da carta de 1 Timóteo capítulo 2





Oi amigos, a paz do Senhor Jesus!

Hoje vamos estar estudando o segundo capítulo de 1 Timóteo e veremos alguns versículos chaves para a caminhada cristã. Este segundo capítulo de 1 Timóteo é curto em sua extensão, mas rico em seus ensinamentos, podemos tirar muitos estudos deste capítulo.
Oro a Deus e Pai, que é o dono da Palavra para que em sua rica misericórdia possa nos conceder a graça do discernimento de suas Palavras e que elas se torne cada vez mais vivas em nosso coração,em nome de Jesus,amém!

___ 1 Timóteo capítulo 2 ___

Dos versículos 1 ao 7 ... A prática da oração por todos os homens. Um só mediador ___ Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de suplicas, orações, intercessões, ações de graças em favor de todos os homens;
em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito.
Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador;
o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.
Para isto fui designado pregador e apóstolo ( afirmo a verdade, não minto ), mestre dos gentios na fé e na verdade.

                      ________________________________________________

Paulo encorajou os cristãos a estarem orando de diversas maneiras em favor de todos os homens. Suplicas, orações, intercessões e ações de graças, cada um reflete um tipo específico no momento da oração e de se colocar na presença de Deus.
As suplicas: são orações feitas repetidamente por algo, ou uma vida, pedindo humildemente, insistentemente. 
Orações: é o diálogo que qualquer um pode ter com Deus, e aqui Paulo exorta para que também seja feito em favor de alguém.
Intercessões: são orações onde nos colocamos na brecha por uma vida, e ali diante de Deus você clama e se doe por aquele vida. Isso também retrata o próprio amor de Cristo por nós pecadores, ele se colocou na brecha por nós e por isso é nosso mediador.
Ações de graças: são orações de agradecimento a Deus. Muitas vezes chegamos diante de Deus só para pedir, mas aqui Paulo lembra a importância de ser grato a Deus por todas as coisas.

E essas orações devem ser feitas por todos os homens e por reis(o que hoje seriam presidentes e governantes também) e todos que exercem algum tipo de autoridade(ate mesmo líderes espirituais). Essas orações serão bem recebidas por Deus em nosso favor, e nos ajudará a ter uma vida mais tranquila, com piedade e respeito.
A importância também se orar por todas as vidas é porque Deus deseja que todas conheçam a verdade e possam se salvar, através de Cristo Jesus.
Sabemos que nem todos se salvarão (Mateus 25: 31 ao 41), mas como não sabemos quem se salvará, temos como dever orar para que as vidas se salvem.

Paulo também diz sobre o plano de salvação do nosso Deus, onde Ele enviou seu único Filho para morrer pelos nossos pecados (João 3:16). Jesus pagou nossa dívida de pecados diante de Deus (Colossenses 2: 13 e 14), e foi o nosso mediador, intercessor, que derramou seu sangue para que os nossos pecados fossem limpos e pudéssemos ter uma nova vida e recebidos como Filhos de Deus (Romanos 3:20 ao 26).
E por isso também não só devemos orar pelas vidas, mas testemunhar deste lindo plano de salvação de Deus para que todos pecadores conheçam a verdade e se arrependam.
Paulo no passado teve uma vida repleta de pecados, mas ao se encontrar com o próprio Jesus na estrada a caminho de Damasco ( Atos dos Apóstolos 9: 1 ao 19), ele creu em Jesus como sendo o Filho enviado de Deus para salvação de todos que se arrependem e Paulo teve seus pecados apagados, justificados, através de Jesus e este é o testemunho que ele dava a todos, pregando a salvação pela graça de Deus em Jesus.
                                       

Dos versículos 8 ao 15 .... Proceder conveniente no culto público ___ Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.
Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras ( como é próprio  às mulheres que professam ser piedosas ).
A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão.
E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio.
Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva.
E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso.

                               __________________________________________

Paulo aconselha aos irmãos em como se portar no culto público e diz para que os homens orem em todo lugar, levantando suas mãos santas, sem ira e sem desejo de prejudicar alguém através da oração.
E assim que as mulheres, se vistam com decência, humildade e bom senso, sendo equilibrada sem o desejo de ostentar. O que deve ser evidência na mulher não é sua roupa, ou aparência, mas sim, que o seu interior reflita piedade e o que venha aparecer sejam suas boas obras de uma mulher que pratica a fé cristã (1 Pedro 3:4 ).
Paulo diz que as mulheres devem aprender em silêncio, sendo submissas ao marido e a liderança. Mas é claro que a mulher, ou qualquer cristão não deve ser submisso naquilo que vai contra a própria palavra de Deus. 
A submissão da mulher deve ser segundo a palavra de Deus.

Paulo diz também que não permitia que a mulher viesse a ensinar, nem exercer autoridade sobre o homem. 
Pode parecer que Paulo esta sendo preconceituoso em relação as mulheres, mas não é verdade, pois em algumas passagens bíblicas o próprio Paulo aconselha as mulheres a ensinarem a outras mulheres, e Paulo também foi grande amigo de Priscila,que trabalhou com seu marido ajudando Paulo a divulgar o evangelho de Cristo ( Tito 2:3 ao 5 ;  Atos 18:26 )
Porém se analisarmos estas duas passagens de Tito e Atos, em Tito as mulheres estavam sendo aconselhadas a ensinarem jovens mulheres casadas e em Atos, Priscila ajudou, auxiliou, seu marido Aquila a ensinar sobre o caminho (Jesus Cristo), para um homem que pregava a palavra com ousadia, porém lhe faltava o verdadeiro conhecimento da fé em Cristo Jesus Salvador.

Em nenhum dos casos elas estavam exercendo autoridade a frente de uma igreja.
Quando Deus criou o homem em Gêneses deu autoridade a ele e disse que a mulher seria sua auxiliadora. Ou seja, o homem é o cabeça e a mulher a cauda. Por isso a mulher não deve ser ordenada como convém ao homem ( Pastor, Presbítero,Bispo ). 
Bom a casos que a mulher por ser esposa do Pastor, recebe o nome de Pastora, mas ela não pode estar exercendo o mesmo papel de autoridade que seu marido em um culto. Paulo diz que as mulheres devem aprender em silêncio.
Quando Deus deu ao homem a autoridade de cuidar da sua esposa e sua família, sendo o provedor do lar, Deus o capacitou para isso.
Já a mulher Deus disse que ela seria uma auxiliadora de seu marido e que o marido a governaria, ( Gêneses 3:16 ).
A mulher tem o privilégio de dar a luz a filhos e para isso Deus a capacitou. Se a mulher exercer sua missão de mãe dignamente seguindo a fé, o amor e a santificação e ensinando seus filhos o caminho do Senhor, nisso ela sera honrada diante de Deus, chegando a salvação.


Deus abençoe a todos e ate os próximos estudos se assim Deus desejar...



quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Estudo da carta de 1 Timóteo capítulo 1



 Oi amigos a graça e a paz do Senhor Jesus esteja com todos!
Hoje iniciaremos uma nova etapa de estudos e estaremos meditando sobre as cartas de 1 e 2 Timóteo capítulo por capítulo. Que Deus em sua divina misericórdia conceda graça naquilo que eu escrever para que não venha ser de mim que sou falha, mas do Espírito Santo que trás vida a Palavra, em nome de Jesus!!!
As cartas de 1 e 2 Timóteo foi escritas por Paulo para orientar, seu Filho na fé Timóteo, ajudando com conselhos e incentivos na direção da igreja em Éfeso.
Então o sentido destes estudos é aprender como um obreiro de Cristo deve se portar em meia as dificuldades de manter nossa fé viva e firmada em Cristo Jesus.
Oremos: Pai nos colocamos em tua presença para meditarmos em sua Palavra, ajuda-nos Senhor, traga a nós compreensão e discernimento, em nome de Jesus amém!

__1 Timóteo capítulo 1__

Dos versículos 1 ao 2,(Prefácio e saudação)__ Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandamento de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança,
a Timóteo, verdadeiro filho na fé, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

Paulo se apresenta em sua saudação pessoal como apóstolo de Cristo Jesus. 
Os apóstolos foram doze homens escolhidos por Jesus para levar o reino de Deus a todos os judeus,e eles foram, Pedro e André seu irmão, João e Tiago seu irmão, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, Tadeu, Simão, e Judas que foi aquele que traiu a Jesus (Mateus 10:2 ao 4).
Judas se matou, pois se arrependeu de ter entregue Jesus aos líderes religiosos (Mateus 27:3 ao 10). Logo mais os discípulos sentiram que deveriam escolher outro para o lugar de Judas e foi escolhido a Matatias (Atos 1:15 ao 26).
Mas Paulo se intitula apóstolo escolhido por Deus e Jesus Cristo (Atos 9:1 ao 9) e de fato ele foi mesmo, mais que um apóstolo.Seu ministério se iniciou com os judeus,mas logo se estendeu aos gentios, os nãos judeus, ou seja, a maioria de nós.
Paulo chama a Timóteo de verdadeiro filho na fé, embora Timóteo tenha sido discipulado primeiramente por sua avó Lóide e sua mãe Eunice (2 Timóteo 1:5), seu crescimento espiritual se deu através de Paulo que foi um pai na fé para Timóteo.)


Dos versículos 3 ao 7,(O ministério de Timóteo em Éfeso,Falsas doutrinas e suas características__ Quando eu estava de viagem, rumo a Macedônia, te roguei, permanece ainda em Éfeso para advertir a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina,
nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé.
Ora, o intuito da presente advertência visa ao amor que procede de coração puro, de consciência boa, e de fé sem hipocrisia.
Desviando-se algumas pessoas destas coisas, perderam-se em loquacidade frívola,
pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações.

( Timóteo foi escolhido por Paulo para tomar conta da igreja em Éfeso e ele foi o Pastor daquela igreja.
Naquela época um Pastor também poderia ser chamado Presbítero, Bispo.
Na igreja de Éfeso estava tendo um grupo de pessoas ensinando uma doutrina falsa. Doutrina falsa seria todo ensinamento que vai contra o verdadeiro evangelho de Cristo Jesus, onde Deus deu seu único Filho para que todo que nele crer tenha a vida eterna, (João 3:16).
Fábulas eram contos enganosos e genealogias eram estudos sobre árvore genealógica e tudo isso estava sendo misturado com o cumprir das leis da velha aliança, e se tornado em falsas doutrinas.
Mas Paulo pede para Timóteo advertir a esses com amor puro e boa consciência e com fé para que eles se arrependessem. Essa era a intenção do evangelho.
Pois não era da vontade deles que nenhuma vida se perdesse, mas sim tivesse salvação pelo verdadeiro evangelho da graça.
Essas pessoas estavam tão perdidas com as falsas doutrinas que suas palavras eram fúteis e sem valor, queriam ser mestres da lei, mas nem eles mesmo entendiam o propósito da lei.) 

Dos versículos 8 ao 11,(A lei e os seus objetivos)__ Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo,
tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas(quem mata seu pai) e matricidas(quem mata sua mãe), homicidas,
impuros, sodomitas(quem tem relação com pessoas do mesmo sexo), raptores de homens, mentirosos, perjuros(jura falso) e para tudo quanto se opõe à sã doutrina,
segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado.

( Paulo explica a razão pela qual a lei foi feita, para revelar o pecado. As leis foram entregues a Moisés ao povo no deserto e isso esta no velho testamento em Êxodo 20:1 ao 17.
A lei é boa e Paulo reconhecia isso, porém para o justo ela é boa, pois para transgressores da lei como ele descreveu a cima era uma maldição, morte. 
O próprio Jesus em (Mateus 5:17), disse da importância da lei e que ele tinha vindo para cumprir a lei. A lei termina em Cristo, pois depois da morte e ressurreição de Cristo nós vivemos pela graça e não pela lei, leia para entender isso se tiver dúvida (Romanos 6:15 ao 23 e também Romanos 7:7 ao 25) .

Dos versículos 9 ao 17,(A graça e a sua eficácia na experiência do apóstolo Paulo)__ Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério,
a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade.
Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.
Fiel é esta palavra e digna de aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
Mas, por esta mesma razão, me foi concedido misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna.
Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!

( Paulo agradece a Cristo Jesus por ter escolhido a ele e o considerado fiel, mesmo depois de ter sido um blasfemo, insolente e perseguidor da igreja de Cristo.
Paulo é um testemunho vivo da graça de Deus que perdoa o pecador que se arrepende e crê em seu Filho Jesus Cristo.
A vida de Paulo foi um exemplo da longanimidade,(bondade e paciência) de Deus. Paulo merecia por seus pecados receber condenação, morte eterna, julgamento de Deus, porém, ao crer em Jesus quando apareceu a ele na estrada de Damasco (Atos 9:1 ao 9) e ao se arrepender, foi perdoado e assim resgatado por Cristo para uma nova vida.
Paula termina o versículo 17 com um louvor sublime a Deus, por sua bondade e misericórdia. 
Sua gratidão é visível em suas palavras de adoração e louvor a Deus. ) 

Dos versículos 18 ao 20,(O bom combate)__ Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate,
mantendo a fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.
E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem.

( Paulo incentivou a Timóteo a resistir as falsas doutrinas e se manter firme nas promessas de Deus para vida dele.
Timóteo tinha recebido um dom por profecia através de uma oração de imposição de mãos do próprio Paulo. O dom talvez seja o próprio chamado de Timóteo para ser um líder espiritual da igreja de Cristo.
Paulo incentiva Timóteo a se portar como um soldado a combater o bom combate da fé, para que não se perca como já havia acontecido com outros, como Himeneu e Alexandre que foram blasfemadores e talvez uns dos responsáveis das falsas doutrina e discórdias na igreja de Éfeso.
Paulo diz ter entregue eles a Satanás, para serem castigados, se compararmos com 1 Coríntios 5:5, Paulo diz quase a mesma coisa. Então a intenção de Paulo era a expulsão dos que propagavam as falsas doutrinas para que se arrependessem e voltassem a fé em Cristo Jesus. )

Aqui terminamos o capítulo 1 de 1 Timóteo. Agradeço a Deus pela oportunidade de estudar a Palavra Dele!
Ate os próximos estudos se assim Deus quiser.Deus os abençoe!