sábado, 25 de agosto de 2012

Mateus capítulo 6,Doação,Oração e Jejum...



Oi gente,tudo bem?
A Paz do Senhor nosso Deus seja com todos em nome de Jesus!
Hoje vamos continuar nossos estudos sobre os ensinamentos de Jesus.E vamos aprender algo importante que Jesus nos deixou sobre doação, oração e jejum.
Em nome de Jesus,peço a Deus que nos ensine a sua palavra e nos revele o caminho Dele para nossas vidas.Amém!

Mateus capítulo 6___


Dos versículo 1... A prática da justiça ___Guardai de fazer a vossa justiça diante dos homens,com o fim de serdes vistos por eles,doutra sorte,não tereis galardão junto de vosso Pai celeste.

(A justiça é representada por uma atitude boa feita para um outra pessoa.Jesus disse que não devemos fazer nada visando nossos próprios interesses.Exemplo eu faço algo bom para alguém,para que todos saibam que eu sou a boa,ou o bom.Aquele que fez buscando interesse próprio deixa de receber recompensa de Deus.Porque como já vimos antes,Deus sonda e conhece o nosso coração,então podemos ate enganar as pessoas,mas Deus nunca enganamos.)

Dos versículos 2 ao 4 ...Como se deve dar esmolas ___Quando pois deres esmolas ,não toques trombeta diante de ti,como fazem os falsos,nas sinagogas e nas ruas,para serem glorificados por todos os homens.Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
Tu,porém ,ao dares a esmola ignore a tua mão esquerda o que faz a tua direita;
Para que a tua esmola fique em secreto,e teu Pai,em secreto,te recompensará.

(Jesus nos ensina aqui, que para dar uma esmola,não devemos dar e falar para todos da bondade que fizemos.A bondade tem que primeiro ser formada em nosso coração e então ser mostrada em atitude somente a Deus.Não temos que fazer por aparência.Jesus falou aqui dos falsos,hipócritas religiosos que davam esmolas não com o interesse de fazer algo bom,mas de ser reconhecido pelas pessoas.Jesus diz que ate mesmo nós devemos ignorar,esquecer do que fizemos,para que isso não gere soberba em nós.Pois o que fazemos em secreto,Deus vê,e Ele nos recompensará pelo que fizemos.Esse é o verdadeiro sentindo de dar de coração.)

Dos versículos 5 ao 8....Como se deve orar ___E,quando orardes,não sereis como os hipócritas;porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças,para serem vistos dos homens.Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
Tu,porém,quando orares,entra no teu quarto e,fechada a porta ,orarás a teu Pai,que está em secreto;e teu Pai, que vê em secreto,te recompensará.
E,orando,não useis de vãs repetições,como os gentios;porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.
Não vos assemelhareis,pois,a eles,porque Deus,o vosso Pai,sabe o que tendes necessidade,antes que peças a Ele.

(Aqui Jesus ensina sobre a oração.A oração a Deus também deve ser feita de coração e não para que todos vejam e ouça sua oração.A oração que Jesus fala aqui é aquela íntima,ou seja sua e de Deus,onde você apresenta a Ele seu louvor,agradecimentos e pedidos.Essa oração Jesus ensina deve ser feita em secreto entre você e Deus.
Jesus também nos fala que não adianta na oração ficar repetindo sempre a mesma coisa,ou ficar usando palavras bonitas para impressionar a Deus,como se por falar bastante ou bonito, Deus vai te abençoar na oração.A oração tem que ser algo vindo do coração,temos que usar sempre de sinceridade com Deus nas orações.Como Jesus mesmo disse,Deus já sabe do que precisamos,Ele só esta esperando agente ser sincero com Ele e pedir de coração.)

Dos versículos 9 ao 15 ....A oração dominical ___Portanto,vós orareis assim:Pai nosso que estás nos céus,santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino;faça-se a tua vontade,assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia dá-nos hoje;
E perdoa-nos as nossas dividas,assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;
E não nos deixes cair em tentação;mas livra-nos do mal;Pois teu é o reino,o poder e a glória para sempre ,Amém!

Porque se perdoares aos homens as suas ofensas,também vosso Pai celeste vos perdoará;
Se,porém,não perdoares aos homens as suas ofensas,tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.

(Jesus nos deixou um exemplo,de como deve ser nossa oração a Deus.A oração dominical é mais conhecida hoje pela oração do Pai Nosso.Na verdade a oração do Pai Nosso,vai muito mais além do que as palavras nos mostra,ela é uma oração espiritual a Deus.Mas para poder explicar melhor,vou apenas resumir em como essa oração pode ser um exemplo de oração para nós:
__A primeira frase,primeiro versículo,ensina em como devemos começar a oração a Deus.E a oração começa com o louvor a Deus,você reconhece Ele como Pai e a sua grandeza.
__Segundo:Você diz a Ele que deseja fazer sua vontade e viver em sua vida essa vontade,e diz que a vontade Dele prevalece tanto no céu,como na terra.
__Terceiro:Você apresenta seus pedidos a Deus
__Quarto:Você pede perdão a Deus pelos seus pecados e perdoa aqueles que te fizeram mal.
__Quinto:Você pede proteção a Deus,para que você não venha pecar.Pede proteção contra todo mal.
__Sexto:Você termina louvando a Deus,pela sua grandeza,soberania...

Depois Jesus termina falando sobre a importância do perdão.Quando nós liberamos o perdão para alguém que nos fez mal,é algo tremendo na nossa vida também,pois recebemos também o perdão de Deus.Mas aquele que não perdoa,também não é perdoado por Deus por seus pecados.A falta de perdão é algo muito triste,pois nos impede de ser perdoados por Deus.Perdoar não é fácil,mas quando diante de Deus decidimos querer perdoar a pessoas,ou as pessoas,Deus entra com o sobrenatural curando nossas feridas e fazendo com que este perdão brote em nosso coração.Mas temos que querer de coração,por mais que agente pense que não vá conseguir,temos que crer que Deus irá nos ajudar.Pode levar tempo,mas Ele é fiel para curar e te fazer perdoar. )

Dos versículos 16 ao 18 ....Como Jejuar ___Quando jejuardes,não vos mostreis contristados como os hipócritas;porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam.Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
Tu,porém,quando jejuares,unge a cabeça e lava o rosto,
Com o fim de não parecer aos homens que jejuas,e sim ao teu Pai,em secreto,e teu Pai que vê em secreto,te recompensará.

(Jesus ensina que o jejum também deve ser algo íntimo com Deus.O Jejum é um propósito que apresentamos a Deus e por este propósito deixamos de comer e beber por algumas horas,ou dia,ou dias.O propósito pode ser um pedido para uma cura,para a libertação de um pecado,pela salvação de uma pessoa ou ate mesmo pela sua vida espiritual.O jejum não deve ser feito com o intuito de que as pessoas saibam e venham ficar com dó daquele que esta em jejum,por essa pessoa estar sem comer,ou não poder comer.Por isso deve ser em secreto,porque só Deus pode fazer algo pelos pedidos feito no jejum,e seu sacrifício não foi algo que alguém ou Deus te obrigou a fazer,você esta fazendo porque deseja que seu pedido seja atendido por Deus.Por isso no dia de jejum,se arrume como de costume,seja natural,para que ninguém venha perceber que você esta jejuando.O jejum feito para se aparecer não é recebido por Deus.)



Nenhum comentário: