quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Estudo do capítulo 19 do livro Evangelho Segundo João...



Oi gente,tudo bem?
A Paz do nosso amado Senhor seja com todos!!!
Hoje vamos estudar sobre a crucificação de Jesus e conhecer de perto o que Ele fez por nós!!!
Oro a Deus para abrir nosso o entendimento para sua palavra e que ela venha ate nós e produza o fruto pela qual ela foi enviada,em nome de Jesus!

___Capítulo 19 ___


Do versículos 1 ao 16 ... Os judeus pede a crucificação de Jesus___Depois que o povo pede para Pilatos soltar a Barrabás ao invés de Jesus,Pilatos manda açoitar Jesus.Queria comentar algo sobre Barrabás,João diz que ele era salteador,o que seria ladão,assaltante,mas nos outros evangelhos Barrabás é colocado como homicida também,ou seja ele também matou.E sobre os açoites, nos estudos da minha bíblia diz que naquela época quem era condenado a ser açoitado,era amarrado e levava 39 açoites,de um chicote feito de couro e em sua ponta tinha pedaços de osso e chumbo. açoitado levava 13 chicotadas no peito e 26 nas costas,e a maioria morria antes que acabasse o açoite,porque era algo tão cruel que chegava a ficar com a carne exposta pelas chicotadas.
Jesus também foi humilhado,ultrajado pelos guardas que fizeram uma coroa de espinhos para por em sua cabeça e colocaram sobre Ele um manto vermelho,simbolizando a roupa de um rei.
Os guardas o saldavam,dizendo salve o rei dos judeus e batiam Nele.
Pilatos saiu ao povo dizendo que ele não via crime nenhum em Jesus.Jesus apareceu vestindo a coroa de espinhos e o manto vermelho,todo machucado pelos açoites e pela humilhação sofrida pelos guardas.Pilatos apresentou Jesus ao povo.
Ao ver Jesus os principais sacerdotes e os guardas gritavam crucifica-o,crucifica-o!Pilatos responde a eles que levem a Jesus e eles mesmo o crucifiquem,porque ele não via crime nenhum em Jesus para fazer isso.
Os judeus diziam que Jesus tinha que morrer porque Ele tinha dito ser o Filho de Deus e as leis que os judeus seguiam condenava uma pessoa que falasse isso por blasfêmia.
Pilatos ao ouvir isso ficou com medo.No evangelho de Mateus cap.27,vers.19 fala que a esposa de Pilatos manda avisar a ele que não faça nada com Jesus,pois Ele era inocente.Ela disse isso por ter tido um sonho que tinha feito ela sofrer a respeito de Jesus.Pilatos também sabia que o motivo real dos sacerdotes e judeus quererem a morte de Jesus era por inveja.Por Jesus conquistava multidões com seus ensinamentos.
Pilatos voltou a entrar em sua casa e perguntou a Jesus de onde Ele era?E Jesus nada respondeu...
Pilatos então lembra a Jesus que ele tinha autoridade para solta-lo ou crucificá-lo.E Jesus responde a ele que se Deus não tivesse permitido ele ser governador nenhuma autoridade ele teria, e que aqueles que entregaram Ele a Pilatos estavam pecando muito mais o que ele.
Pilatos mostra estar temente por fazer algo de ruim com Jesus,e por isso pensa em algo para poder soltar Jesus,mas os judeus clamavam que se Pilatos soltasse Jesus ele não seria amigo de César porque por ser chamado como o rei dos judeus estava tomando o lugar de César.
Pilatos levou Jesus ate o pavimento,onde era um tribunal e disse ao povo,Eis aqui o vosso rei.Era sexta-feira,por volta do meio dia,no dia que os judeus preparavam a Páscoa.
A ver Jesus gritavam fora,fora!Crucifica-o!Pilatos sendo irônico com eles diz,devo crucificar o vosso rei?Os principais sacerdotes disseram que não tinham rei se não César.Na verdade os judeus não gostavam de César,porque eles estavam sobre o governo de roma e de César obrigados,mas o ódio deles por Jesus era tão grande que para ver Jesus sendo morto chamaram César de seu rei.
Ao ouvir isso Pilatos manda Jesus para ser crucificado.No evangelho de Mateus cap.27,vers.24 Pilatos pede água e lava suas mãos diante do povo,dizendo que ele estava inocente do sangue justo de Jesus.

Dos versículos 17 ao 22 ... A crucificação ___Fizeram então Jesus carregar sua cruz ate o lugar da crucificação chamado Caveira,ou Gólgota.Nos outros evangelhos fala que um homem chamado Simão foi obrigado a carregar a cruz de Jesus no decorrer do caminho.Depois dos açoites Jesus estava fraco,debilitado e talvez por ter caído algumas vezes fez com que os guardas pegassem esse homem e o fizesse carregar a cruz para Jesus.
Jesus foi crucificado e ao seu lado dois malfeitores,um dos malfeitores recebeu a salvação estando na cruz,por crer que Jesus era inocente e era o Filho de Deus.Esta em Lucas cap.23 vers.39 a 43.
Pilatos escreveu um título para colocar em cima da cruz,que dizia:Jesus Nazareno,O Rei dos Judeus.
Este título dava para ser visto de longe e muitos judeus leram, o que foi escrito em várias línguas,hebraico,latim e grego.
Os principais sacerdotes pediram para Pilatos escrever de forma diferente,dizendo como se Jesus tivesse falando, Sou o rei dos judeus.Mas Pilatos disse que o que ele tinha escrito,tinha escrito.

Dos versículos 23 ao 27 ...Os soldados deitam sortes ___Depois de ter sido crucificado os guardas pegaram as roupas de Jesus e dividiram em 4 partes dividindo entre si.Mas a túnica não tinha como ser rasgada,por ser tecida inteira e por isso tiraram sorte para ver quem ficaria com a túnica de Jesus.Isso foi uma profecia cumprida e esta em Salmos 22,vers.18.
A mãe de Jesus estava junto a cruz junto com outras 3 mulheres e João que é o discípulo que escreveu este evangelho.Ao  ver sua mãe,Jesus olha para João e diz eis aí sua mãe.Queria explicar isso.Jesus era o filho mais velho,e ao ler a bíblia entendemos que José o pai de Jesus já tinha morrido,por não se falar mais nele em nunhum dos evangelhos e com isso o filho mais velho assumia a responsabilidade de cuidar,proteger sua mãe e irmãos mais novos.Por isso com sua morte Jesus confiou isso a João,um dos discípulos que era mais próximo a Ele.

Dos versículos 28 ao 30 ... A morte de Jesus ___Vendo Jesus que a crucificação já estava consumada,para cumprir mais uma profecia bíblica,disse que tinha sede.De maldade pegaram uma esponja e enchendo de vinagre levaram a boca de Jesus.Isso esta em Salmos 69,vers.21.
Depois que tomou o vinagre Jesus disse que tudo que tinha para acontecer tinha acontecido.Estava consumado.Inclinou sua cabeça,e morreu.

Dos versículos 31 ao 37 ... Um dos soldados abre o lado de Jesus com uma lança ___Os judeus não queriam que Jesus ficasse na cruz,por causa da preparação da páscoa.Então pediram a Pilatos para quebrar as pernas dos crucificados para antecipar a sua morte,porque quebrando as pernas o corpo perdia sua base de sustento e os pulmões eram esmagados,pelo peso de cima do corpo.Os guardas foram quebrando as penas dos crucificados,mas ao chegar em Jesus ele estava morto,então não quebraram suas pernas,mas pegaram uma lança e transpassaram ele com a lança,por este buraco saiu sangue e água.
João diz que isso foi mesmo verdade porque ele estava lá e viu.
Na bíblia já dizia em Salmos 34,vers.20 ,Números cap.9,vers.12,Êxodo cap.12,vers.46 ,Nenhum dos seus ossos será quebrado...(por isso não quebraram as pernas de Jesus.)
E também diz em Zacarias cap.12,vers.10 e Apocalipse cap.1,vers.7 ,Eles verão aquele a quem transpassaram.

Dos versículos 38 ao 42 ...O sepultamento de Jesus___José de Arimatéia,era um homem influente e era um discípulo de Jesus,acreditava em Jesus,mas por medo dos judeus guardava isso em secreto.Ele foi ate Pilatos e rogou a ele para que deixasse ele tirar o corpo de Jesus e Pilatos permitiu.José de Arimatéia tirou o corpo de Jesus da cruz e junto com Nicodemos,aquele que foi conversar com Jesus à noite ,estudamos isso em João cap.3,vers.1.Nicodemos tinha levado cerca de cem libras de mirra e aloés,para ungir o corpo de Jesus.Envolveram o corpo de Jesus em lençóis  e aromas perfumados,costume dos judeus para preparar o corpo.
Perto de onde Jesus tinha sido crucificado tinha um jardim e neste jardim um túmulo novo ,onde ninguém tinha sido antes sepultado.Por causa da preparação da Páscoa e por este túmulo ficar perto colocaram o corpo de Jesus ali e tamparam com uma grande pedra.

Gostaria de recomendar para vocês ler os outros evangelhos onde fala da crucificação,porque tem evangelho que esta mais detalhado,João resumiu um pouco.Deus abençoe a todos!!!




Nenhum comentário: