quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Estudo do capítulo 17 do livro evangelho segundo João...



Oi gente!!!Tudo bem?A Paz e a graça do Senhor esteja com todos!!!!
Fiquei uns dias sem poder estar escrevendo o estudo,mas hoje graças a Deus estou de volta,para louvor do nome de Deus!!!!

Hoje vamos estudar o capítulo 17 e vamos conhecer uma oração linda feita por Jesus!!!

___Capítulo 17___ 


Do versículo 1 ao 26.....A oração sacerdotal de Jesus___No último capítulo vimos que Jesus estava se despedindo dos seus discípulos ,pelo que ia acontecer a Ele,lembrando que Judas tinha saído para ir entregar Jesus e levar os guardas ate Ele.Jesus sabendo do que ia lhe acontecer,confortou os discípulos com palavras de despedida.
Depois de ter falado com os discípulos Jesus olhou para o céu  e fez a seguinte oração...
Jesus orou ao Pai (Deus),pedindo a Ele que glorificasse  a Ele para que Ele glorificasse ao Pai.Jesus sabia o que estava para acontecer com Ele e sabia que sua morte e ressurreição seria para que o seu nome e o nome de Deus fossem glorificados,louvados.A vontade de Deus estaria se cumprindo através da vida de Jesus.
Jesus se refere a Ele mesmo como aquele que Deus deu autoridade sobre todas as pessoas (carne),para que todos os escolhidos por Deus,os que Deus entregou a Jesus recebam a vida eterna.
Jesus diz que a vida eterna se resume em que os que serão salvos conheçam o verdadeiro Deus e a Jesus Cristo seu Filho que foi enviado por Ele a terra.
Jesus tinha feito a vontade de Deus na terra ,glorificando a Deus por suas obras e com isso Jesus pede para que Deus o glorifique levando Ele de volta para junto Dele.Jesus diz que estava com o Pai desde do princípio,antes que o mundo fosse criado.
Jesus diz ao pai que fez o nome de Deus conhecido por aqueles que eram de Deus,escolhidos por Ele para a salvação e esses guardaram as palavras de Deus,a sua vontade,tanto que reconheciam que  o próprio Deus confiou todas as coisas a Jesus,seu Filho.
Aqui Jesus falava dos que estavam com Ele,seus discípulos e seus seguidores,todos que creram Nele,como o Filho de Deus.Jesus diz que as palavras que Ele disse a eles foram as palavras de Deus,e por eles terem recebido as palavras ,também creram e entenderam que Jesus veio de Deus  e foi enviado por Ele.
Jesus pedia ao pai de todo seu coração por todos os que creram Nele,porque eram escolhidos de Deus.Jesus diz que não pedia pelo mundo,referindo a aqueles que não creram Nele como Filho de Deus.
Jesus diz ao Pai que tudo que Ele tem é de Deus e o que Deus tem também é Dele,aqui novamente vemos que Jesus deixa claro que Ele e o Pai são um só.
Jesus fala para o Pai que Ele iria para junto Dele,mas todos aqueles que creram Nele ficariam no mundo ainda e Jesus pede para Deus guardar todos eles,para que sejam unidos da mesma maneira que Jesus e Deus são um só.O que Jesus queria dizer que todos que acreditam Nele são unidos nesta mesma fé.Hoje vemos a unidade também através das igrejas de Cristo.
Jesus continua pedindo a Deus pelas vidas dos que creram Nele,diz ao Pai que quando Ele estava no mundo os guardou e não perdeu nenhum dos que Deus tinha confiado a Ele,a não ser Judas,o filho da perdição,mas isso era para se cumprir o que os profetas já tinham falado e registrado na bíblia,antigo testamento.
Jesus estava para voltar para junto do Pai e isso traria alegria para os que receberiam as palavras de Deus e estão no mundo.
Jesus fala que por terem crido Nele,o mundo os odiou,porque a partir do momento que creram em Jesus,já não são mais do mundo como Jesus não era do mundo.
Jesus pede para Deus guardar todos os que creram e ainda estão no mundo,para guardar de todo mal.(O mal aqui creio que Jesus se referia a satanás)
Jesus diz,Santifica-os na verdade....,porque a palavra de Deus quando recebida no coração é como uma água que lava tirando a sujeira.Como a verdade que apaga as mentiras de satanás na nossa mente.
Jesus diz que assim como Deus o enviou ao mundo,Ele também tinha feito o mesmo com os discípulos.
Essa frase de Jesus orando achei um pouco difícil ,mas acho que o que Jesus queria dizer que o que Ele iria fazer por nós na cruz era como Ele se santificando para que através da sua santificação nós também nos santificasse por crer na verdade.
Jesus segue sua oração pedindo por todos os que iriam crer Nele ainda,e aqui Jesus começa a pedir por todos os cristãos que creriam nele depois de sua morte,por conhecer a palavra de Deus,a bíblia.
Jesus mais uma vez diz que Ele e o Pai são um,e que aqueles que creem Neles também se tornam um,porque são unidos na mesma fé e isso servirá de testemunho para o mundo crer que Jesus veio ao mundo enviado por Deus.
Todos os que creem em Jesus tornam-se parte do seu corpo espiritual,ou seja a igreja,onde os cristãos são aperfeiçoados na fé.
Jesus pede a Deus para que todos que creram Nele sejam salvos e venham estar com Ele na glória.
Jesus chama Deus de justo...,conhecendo a vontade de Deus também conhecemos sua justiça.
Jesus diz ao Pai que o mundo não o conheceu,porque muitos acreditam servir a Deus,mas só quando conhecem a sua palavra que conhecem a Deus de verdade.Jesus conheceu a Deus e o revelou a nós através de suas obras e palavras.E aqueles que recebem as palavras de Jesus também conhecem a Deus.
Jesus termina sua oração dizendo ao Pai que em sua obra na terra fez o nome de Deus ser conhecido e ainda fará muito mais,referindo aos que conheceriam as palavras de Jesus depois de sua morte.
Queria terminar lembrando um versículo bem conhecido,Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para que todo que creem em Jesus não morra mas tenha a salvação.O maior amor de Deus é este por nós!!!!
Deus os abençoe!!!


Um comentário:

Rachel Cardoso disse...

Deus lhe use cada vez mais.