segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Sermão da Montanha....parte final


Oi gente,a quanto tempo!!!!
Depois de um feriadão prolongado e do aniversário da Gabi que para glória de Deus fez seus 6 aninhos ,aqui estamos de volta para continuar a estudar a palavra de Deus,pois sem ela como alimento para nossa alma morremos espiritualmente.
Hoje vamos continuar o estudo do sermão da montanha,os ensinamentos de Jesus.Oro a Deus e Pai para que abra nosso entendimento para sua preciosa palavra e nos revele a sua vontade,em nome de Jesus,amém!

___Mateus capítulo 5 ___ Sermão da Montanha


Dos versículos 27 ao 32 ....Jesus ensina sobre o adultério ___Ouviste o que foi dito por Moisés.Não adulterarás.
Eu porém ,vos digo:qualquer um que olhar para uma mulher com intenção impura,no seu coração,já adulterou com ela.
Se teu olho direito te faz tropeçar,arranca-o e lança de ti ,pois te convém que se perca um dos teus membros,e não seja todo o teu corpo lançado no inferno.
E se a tua mão direito te faz tropeçar,corta-a e lança-a de ti,pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.
Moisés também disse,aquele que não quiser mais sua mulher,dê a ela carta de divórcio.
Eu,porém,vos digo:qualquer que repudiar sua mulher e não querer mais ela,exceto em caso de relações sexuais ilícitas,a expõe a tornar-se adúltera,e aquele que casar com a mulher que foi repudiada também comete adultério.

(Esses versículos fala sobre o adultério,lembrando que o adultério acontece quando no casamento, um dos conjugues trai o outro,aí foi cometido o adultério.Porém Jesus vai mais além, e diz que para Deus o adultério não só acontece quando tem o ato sexual por parte de um dos conjugues,mas também quando o homem ou a mulher que são casados olha para uma outra pessoa,desejando,tendo pensamentos impuros.Isso também é adultério, como disse Jesus.
Logo em seguida Jesus diz algo que muitos interpretam errado.Aqui no versículo 29 e 30,Jesus não esta aconselhando a pessoa a se auto-mutilar para não pecar.Com certeza conhecendo a natureza de Jesus,sabemos que Ele jamais mandaria alguém fazer isso,pelo contrário vimos nos estudos de João ele curando,libertando.Na verdade o que Jesus queria nos ensinar é que para evitar o pecado temos que estar disposto a tudo e cortar,arrancar as fontes que nos fazem pecar.Por exemplo,se o computador te faz pecar,evite-o.Ou se a fonte que te faz pecar é no trabalho,escola,ou na rua, seja onde for,tenha uma atitude diferente em relação a isso,lembrando que mais vale lutar contra o pecado,do que se deixar levar pelo pecado e perder a salvação e ir para o inferno.
No Final Jesus diz que se o homem deixa sua mulher e separa dela, expõe ela a cometer o pecado do adultério e aquele que com ela casar também.Na verdade na bíblia sabemos que a separação não é algo que agrade a Deus,pelo contrário, estudando a bíblia aprendemos que ele nos ensina a perdoar o conjugue ao invés de separar.E diz também que se por acaso o casal se separar é melhor não casar,mas ter um vida para Deus.E como muitos não conseguiriam isso,por isso Deus nos aconselha a não separar.Deus só aprova um segundo casamento quando um dos conjugues morre,daí a pessoa esta livre para se casar novamente.O casamento para Deus é algo muito sério,tanto que ele compara a igreja como a noiva e Jesus como o noivo.E quando o homem e a mulher se casam para Deus se tornam uma só carne.Tudo isso esta em .....1 coríntios capítulo 7,Marcos capítulo 10,versículo 2 ao 12...)

Dos versículos 33 ao 37 ...Jesus ensina sobre os juramentos ____Também ouvistes que foi dito aos antigos por Moisés:Não jurarás falso,mas cumpriras rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos.
Eu porém ,vos digo:de modo algum jureis,nem pelo céu,por ser o trono de Deus.
Nem pela terra ,por ser estrado de seus pés ,nem por Jerusalém,por ser cidade do grande Rei.
Nem jureis pela sua cabeça,porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
Seja ,porém,a tua palavra:Sim,sim,não,não.O que disso passar vem do maligno.

(Jesus nos lembra a importância de cumprir nossos votos e promessas feitos a Deus.Nós podemos ate esquecer o voto ,a promessa,mas com certeza Deus nunca se esquecerá.
Mas Jesus também nos ensina que a palavra de um cristão não pode ser inconstante a ponto de as pessoas não terem confiança e ele ter que jurar para que confie em sua palavra.O cristão deve ser conhecido por sua palavra sim ou não.Uma pessoa que passa respeito naquilo que fala,seja sim ou não,ele é verdadeiro .Pois aquele que não é assim e não age assim é inconstante,pode se tornar mentiroso e ser ate um instrumento do mal(satanás).)

Dos versículos 38 ao 42 ....Jesus ensina sobre a vingança ___Ouvistes o que foi dito por Moisés:Olho por olho,dente por dente.
Eu porém ,vos digo:não resistais ao perverso ,mas,a qualquer que te ferir na face direita,volta-lhe também a esquerda.
E ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica,deixa-lhe também a capa.
Se alguém te obrigar a andar uma milha,vai com ele duas.
Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.

(No antigo testamento as pessoas estavam usando o versículo 38,olho por olho e dente por dente para se defender na mesma proporção que foi ferido,ou seja dar o troco na mesma moeda como ouvimos hoje.Mas Jesus nos ensinou que isso é errado,não devemos revidar a uma afronta.Jesus não esta incentivando você apanhar,dando a outra face,mas o que ele queria dizer é para nós não fazermos o mesmo,não revidar.O cristão deve saber que seu Juiz justo é Deus e Ele pesa o castigo do que te ferir se isso for a vontade Dele.E nós devemos nos esforçar para perdoar e não revidar,porque se revidamos nos colocando igual a aquele que não segue a palavra de Deus.Se nos obrigarem a fazer algo que não queremos,devemos mostrar que não fazemos obrigados,mas para louvor a Deus é que fazemos,este deve ser o propósito daquele que ama a Deus e deseja viver segundo a sua palavra.)

Dos versículos 43 ao 48...Jesus ensina sobre o amor ao próximo ___Ouvistes que foi dito:Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.
Eu porém ,vos digo:amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.
Para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste,porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.
Porque ,se amardes os que vos amam,que recompensa tendes?Não fazem os publicanos também o mesmo?
E,se saudardes somente os vossos irmãos,que fazes de mais?Não fazem os gentios também o mesmo?
Portanto sede vós perfeitos,como perfeito é o vosso Pai celeste.

(No antigo testamento não fala que a pessoa deve odiar o seu inimigo,mas isso estava sendo mal interpretado pelos judeus na época.Na verdade ate hoje isso é o que mais acontece.Por isso Jesus nos ensinou que na verdade o cristão que ama a Deus deve amar o seu inimigo e ainda orar por ele.Isso parece difícil a princípio,mas quando você decide orar por aquele que você acha ter algo contra você,Deus limpa seu coração de todo sentimento ruim contra essa pessoa.Temos que lembrar que amar os nossos inimigos nada mais é que ter um caráter de Deus.Pois Deus ama a todos igualmente.Mesmo aquele que não ame a ele,Deus não deixa de o amar.E por isso Ele nos pede para imitar a Ele.Assim como Ele é bom e cuida dos bons e também dos ruins,assim nós também temos que ser.Amar só aqueles que estão próximos de nós é muito fácil,mas Deus deseja que agente venha amar a todos,como ele ama.)

Deus abençoe a todos em nome de Jesus!!!!



Nenhum comentário: