sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Estudo do capítulo 18 do livro evangelho segundo João...



Oi gente,tudo bem?A Paz e a graça do Senhor Jesus seja com todos !!!
Como passaram de final de semana?
Bom estamos chegando quase ao final do estudo do livro de João.Para mim este estudo tem esclarecido muita coisa,tem sido bênção em minha vida,e assim desejo e oro para que esteja sendo na vida de vocês também,em nome de Jesus!!!
Então vamos aprender da palavra?!!!Em nome de Jesus que Deus nos conceda a revelação de sua palavra,amém!

___Capítulo 18 ___


Do versículos 1 ao 11.... Jesus no Getsêmani ___Depois da ceia e de ter conversado com os discípulos Jesus sai com eles e vai para o lado leste de Jerusalém,onde ficava este jardim chamado Getsâmani.Um local como diz na bíblia,usado por Jesus e por seus discípulos para oração e comunhão com o Pai,Deus.
Provavelmente Judas sabia que Jesus iria para lá com os discípulos por ele mesmo ter estado lá muitas vezes com o próprio Jesus e com isso ao encontrar os guardas,sacerdotes e fariseus se dirigiu direto para lá,onde Jesus estava.
Jesus sabia o que estava para acontecer ,e assim que Judas chegou com todos eles,Jesus olhou para os guardas e perguntou por quem eles estavam procurando.Eles responderam que estavam a procura de Jesus o Nazareno ,(Nazareno porque Jesus cresceu na cidade de Nazaré).
Jesus responde a eles ,Sou eu.Esta resposta parece ter causado impacto nos guardas,talvez algo sobrenatural pois ao ouvir caíram em terra.
Jesus pergunta a segunda vez por quem eles buscavam,e eles respondem a Jesus o Nazareno.
Jesus diz a eles que era Ele mesmo,e se eles estavam buscando Ele,então que deixassem seus discípulos ir em paz.Ate mesmo para se cumprir a oração de Jesus,quando disse a Deus que não deixou que nenhum dos que estavam com Ele se perdessem.
Simão Pedro,tentou resistir a prisão de Jesus,agiu tirando sua espada e cortou a orelha de um dos guardas.Pedro achou que agindo assim estava defendendo a Jesus,mas Jesus mesmo disse a ele para guardar sua espada porque,ninguém poderia impedir Jesus de cumprir a vontade de Deus.O cálice representa a morte que esperava a Jesus.
Na verdade a atitude de Pedro foi contraditória ate aos ensinamentos de Jesus,ate mesmo também o fato de Pedro andar armado,pois a espada representava uma arma,mostra que Pedro ainda tinha áreas a ser tratadas em sua vida.Pedro recebeu as palavras de Jesus para sua vida,mas sua atitude mostra que ele precisava viver as palavras,os ensinamentos de Jesus em sua vida.
No livro de Atos dos apóstolos ao ler podemos ver que Pedro se tornou sim um grande homem de Deus, a partir do momento que deixou o Espírito Santo conduzi-lo a vontade de Deus para sua vida.

Dos versículos de 12 a 14 ...Jesus perante Anás ___Jesus não resistiu a prisão,e foi levado pelos guardas amarrado, ate Anás que era sogro de Caifás sumo sacerdote na época.Caifás foi aquele que falou que seria conveniente morrer um homem pelo povo.Estudamos isso em João capítulo 11,versículos de 49 a 50.

Dos versículos de 15 ao 18 ...Pedro nega a Jesus ___Simão Pedro e outro discípulo seguiam Jesus .Este discípulo que estava com Pedro conhecia o sumo sacerdote Anás (na verdade Anás não era mais sumo sacerdote naquela época e sim seu genro Caifás,mas ainda era conhecido por este título).Por conhecer o sumo sacerdote o outro discípulo conseguiu entrar com Jesus  e conversou com a encarregada da porta para que Pedro também entrasse.
Essa mulher ao ver Pedro,perguntou a ele se ele não era um dos discípulos de Jesus.Pedro respondeu que não era,negando a Jesus pela primeira vez.
Os guardas e servos tinham feito uma fogueira para se aquecer do frio e estavam a volta dela e Pedro ficou ali com eles para se aquecer do frio também.

Dos versículos 19 ao 24 ...Anás interroga Jesus ___ O sumo sacerdote Anás começou a interrogar a Jesus,sobre seus ensinamentos e sobre os seus discípulos.
Jesus disse a ele que o que Ele tinha ensinado nas sinagogas e templos não era nada para ser escondido de ninguém.O que Ele ensinou e foi claro em suas palavras era para que todos entendessem a Ele.E isso fez também nos lugares onde os próprios judeus se reuniam,sinagogas e o templo.
Jesus pergunta a Anás o porque ele estava interrogando a Ele,sendo que poderia perguntar para os próprios judeus.Com sua resposta um dos guardas achando que Jesus tinha agido com falta de respeito com o sumo sacerdote deu uma bofetada em Jesus.
Jesus disse ao guarda que ele não tinha feito nada de mal ,nem dado testemunho do mal para ter recebido aquela bofetada em sua face.
Anás enviou a Jesus amarrado para estar diante do seu genro Caifás que era o sumo sacerdote na época.

Dos versículos 25 ao 27 ... De novo Pedro nega a Jesus ___Pedro ainda estava se aquecendo do frio junto aos guardas e servos,quando perguntaram a ele se ele era um dos discípulos de Jesus.E Pedro novamente diz que não,negando a Jesus pela segunda vez.
Um dos servos do sumo sacerdote,parente daquele guarda que teve sua orelha cortada por Pedro perguntou a ele se ele não tinha visto ele no jardim com Jesus .E de nono Pedro negou dizendo que não e com isso o galo cantou,cumprindo assim o que Jesus tinha dito a ele,antes que o galo cante você me negará 3 vezes.Estudamos isso no livro de João capítulo 13 ,versículos de 36 ao 38.

Dos versículos 28 ao 32 ... Jesus perante Pilatos ___Eles levaram Jesus da casa de Caifás para a casa de Pilatos,conhecida como pretório.Os judeus achavam a casa de Pilatos,governador romano um lugar impuro para eles estarem e por isso ficaram do lado de fora.Na época da Páscoa os judeus buscavam purificação para poderem estar comendo a Páscoa e para eles entrar na casa de Pilatos seria como uma contaminação a eles,por Pilatos ser um homem incrédulo e idolatra.
Pilatos saiu para falar com eles e perguntou a eles que acusação eles tinham contra Jesus.Eles se auto defendendo disseram que se Jesus não fosse um malfeitor não levaria ate ele.
Pilatos diz a eles para levar Jesus e julgar Ele segundo as leis dos judeus.E eles responderam a Pilatos que eles não poderiam matar nenhum homem ,porque na verdade os judeus viviam sobre o governo de Roma e fazer isso seria como passar sobre a autoridade de Pilatos o governador.

Dos versículos 33 ao 40 ... Pilatos interroga Jesus ___Pilatos entrou em sua casa e chamou a Jesus.Ele pergunta a Jesus se Ele era mesmo o rei dos judeus.Jesus devolve a pergunta a ele dizendo se essa pergunta tinha vindo dele mesmo ou pelo que ele tinha ouvido falar.
Pilatos responde a Jesus dizendo se ele porventura era judeu!?Pilatos mostrou irritação por responder assim,talvez por Jesus  não ter respondido sua pergunta e ainda ter jogado a pergunta a ele.
Pilatos diz a Jesus que o próprio povo dele,os judeus é quem tinha entregado ele para ser julgado e por isso diz a Jesus o que Ele tinha feito?
Jesus diz a Pilatos que se o seu governo fosse deste mundo os seus ministros fariam de tudo para que Ele não fosse entregue aos judeus,mas seu reino não era neste mundo,mas sim ao lado de Deus Pai.
Pilatos diz a Jesus que então ele era rei,e Jesus não nega o que ele diz e acrescenta que foi para isso que nasceu e veio ao mundo,para testemunhar da verdade de Deus.E todos os que são de Deus ouvem a voz de Jesus,o chamado de Jesus.
Pilatos pergunta a Jesus o que é a verdade?Pilatos parece não esperar Jesus responder sua pergunta e voltando para os judeus conclui não ter achado nenhum motivo do que acusar Jesus.E diz a eles que na época da Páscoa era costume do governador romano soltar um prisioneiro e com isso pergunta se eles gostariam que ele soltasse a Jesus,o rei dos judeus.
E o povo gritou que não,que queriam que soltasse a Barrabás,um criminoso,ladrão assaltante.


Deus abençoe a todos e ate o próximo capítulo se Deus quiser....






Nenhum comentário: