terça-feira, 21 de agosto de 2012

A letra mata e o Espírito vivifica????




Oi gente,tudo bem?
A graça e a maravilhosa paz de Deus seja com todos em nome de Jesus!!!
Hoje vim compartilhar algo que aprendi através da Palavra de Deus,algo que há muito tempo interpretei errado.
Desejo que esta palavra seja revelada ao seu coração também,em nome de Jesus!!!
E para meditarmos vamos estar lendo a epístola de 2 Coríntios capítulo 3,mas vou deixar aqui os versículos 6 ao 8,mas leia todo capítulo para ter maior entendimento.
_______________________________________________________________

O qual nos habitou para sermos ministros de uma nova aliança,não da letra,mas do Espírito,porque a letra mata,mas o Espírito vivifica.
E,se o ministério da morte,gravado com letras em pedras,se revestiu de glória,a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés,por causa da glória do seu rosto,ainda que desvanecente,
Como não será de maior glória o ministério do Espírito! (2 Coríntios cap.3,vers.6 ao 8 )
_______________________________________________________________

Bom por muito tempo eu entendi o versículo 6,de uma maneira bem diferente do que aprendi na palavra,tudo isso porque isolava a parte final do versículo e com isso entendia que aquele que estudava muito a bíblia ,acabava morrendo espiritualmente, por saber mais da palavra do que do Espírito de Deus,e eu pensava que deveríamos ser equilibrados no conhecimento e na graça.
Realmente Pedro nos fala na sua segunda epístola capítulo 3 versículo 18,que devemos crescer na graça e no conhecimento.
Mas voltando aos versículos acima, de 2 Coríntios ,a letra que Paulo fala não é o conhecimento da Palavra,mas as leis do antigo testamento.As leis que foram escritas pelos dedos de Deus em pedras lavadas e entregues a Moisés para que essas leis representassem uma aliança de Deus com o povo de Israel.E bem sabemos que aquele que não observasse as leis,era punido com a morte.Por isso Paulo diz que a letra mata.
Mas Paulo também diz que o Espírito vivifica.E aqui o que Paulo quer dizer é sobre o ministério da nova aliança.Na época de Moisés Deus fez aliança com o povo de Israel através das leis,escritas com letras em pedra,mas depois da morte e ressurreição de Jesus foi feita uma nova aliança.
A aliança é feita com todos que recebem Jesus como seu Senhor e Salvador,crendo que Ele veio ao mundo para cumprir a vontade do Pai,(Deus).E o selo desta aliança é o Espírito de Deus,que passa habitar em nós depois que recebemos o direito a salvação.
Jesus depois que subiu ao Pai,nos enviou o Espírito Santo para nos conduzir a toda verdade.Aquele que recebe e é guiado pelo Espírito recebe vida em Cristo.
Por isso que a letra mata e o Espírito vivifica.
A verdade só nos é revelada pelo Espírito de Deus através da leitura da Palavra (Bíblia).E não podemos compreender a Palavra sem o Espírito.
Este é o equilíbrio que Pedro nos diz em 2 Pedro,crescer na graça e no conhecimento.
Na verdade aquele que anda no Espírito sempre vai crescer nos dois,pois essa é a missão do Espírito em nossa vida,nos revelar e encaminhar para a verdade.
Por isso aquele que cresce só na graça,corre um grande risco de não viver debaixo da Palavra de Deus e aquele que só cresce no conhecimento acaba crescendo só no conhecimento humano e não no conhecimento do Espírito,ou seja a Palavra deixa de ser revelação e alimento de Deus em sua vida.
Pois repito,aquele que anda no Espírito cresce tanto na graça como no conhecimento de Deus,pois é a missão do Espírito Santo na vida do cristão.
Bom é isso,desejo que estas palavras venha ser revelação de Deus para sua vida como tem sido para minha.
Deus os abençoe,em nome de Jesus!!!!





Nenhum comentário: