Oi amigos, a graça e a paz do Senhor Jesus esteja com todos!
Hoje estaremos estudando o último capítulo da série que fizemos das epístolas de Timóteo.
Paulo escreve a Timóteo seu filho na fé, para ajudá-lo com os problemas que a igreja em Éfeso estava passando e no final pede sua visita.
(Oração)... Senhor, Deus e Pai, mais uma vez pedimos a tua graça, para que possamos estudar e meditar na tua palavra. Conceda-nos o teu Espírito Senhor de entendimento e fortalecimento, em nome de Jesus te pedimos e te agradecemos, amém!
___ 2 Timóteo capítulo 4 ___
Dos versículos 1 ao 5 .... A fidelidade e o zelo na pregação ___ Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino:
prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;
e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.
(Paulo lembra a Timóteo da grande importância e responsabilidade que ele tinha em suas mãos. Lembra a ele também, da esperança da fé de todo cristão que é a volta eminente de Jesus Cristo. Ele virá como o grande juiz(João 5:22 ao 27), que julgará a cada um segundo as suas obras(Romanos 2:6 ao 8).
Timóteo deveria insistir na pregação do evangelho, deveria aproveitar os momentos, corrigir os que estavam no erro, incentivar com paciência, segundo a doutrina de Cristo.
Paulo diz a Timóteo que haveria um tempo que as pessoas não suportariam as sãs doutrinas, que são as verdades da palavra de Deus. As escrituras mesmo afirmam do poder que ela tem para discernir as intenções do coração do homem(Hebreus 4:12).
E por não suportarem a verdade se deixariam levar por falsos mestres que pregaria segundo o que cada um gostaria de ouvir, segundo suas próprias vontades e cobiças do coração.
Por recusarem dar ouvidos a verdades santas, se entregariam as fábulas, mitos, heresias.
Mas Timóteo deveria ser moderado em suas atitudes e ensino, suportando as aflições(João 16:33) e cumprindo fielmente seu trabalho e ministério.)
Dos versículos 6 ao 8 .... O apóstolo prevê o seu martírio ___ Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado.
Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
(Paulo sabia que sua morte já era algo previsto, mas isso não o deixou desencorajado, pois via sua morte como uma libação. Libação era um ritual usado no velho testamento ou antiga aliança como oferta de gratidão a Deus(Números 28:7 e 2 Reis 16:13). Libação é o derramar de vinho no altar. E esse era o conceito que Paulo tinha a respeito de sua morte, uma oferta para Cristo, porque Paulo seria morto por pregar o evangelho de Cristo.
Paulo entendia que já tinha completado sua obra, tinha guardado a fé e vivido como um bom soldado(2 Timóteo 3 ao 4).
Paulo sabia que por ter sido um bom soldado de Cristo, tinha seu galardão(Mateus 5:12) reservado no grande Dia do Senhor(1 Coríntios 1:8), e não somente a ele, mas esta guardado também, para todos quanto vivem como bons soldados de Cristo, guardam sua fé e esperam com alegria a volta de Cristo. )
Dos versículos 9 ao 18 .... O apóstolo abandonado pelos homens, não por Deus ___ Procura vir comigo depressa.
Porque Demas, tendo amando o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.
Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois é útil para o ministério.
Quanto a Tíquico mandei-o até Éfeso.
Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos.
Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras.
Tu, guarda-te também dele, porque resistiu fortemente às nossas palavras.
Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta!
Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças , para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão.
O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!
(Paulo desejava logo ver Timóteo, pois via em Timóteo um companheiro na fé, um filho.
Ele cita o nome de alguns que tinham o abandonado, Demas, que tinha amado o presente século e ido para Tessalônica, Crescente que tinha ido para Galácia e Tito para Dalmácia.
Paulo diz que Lucas estava ainda com ele, o mesmo Lucas que escreveu o evangelho segundo Lucas e o também chamado por Paulo de médico amado(Colossenses 4:14).
Ele pede para que Timóteo em sua vinda trouxesse a Marcos. Marcos, também conhecido por João Marcos, é o mesmo que abandonou a Paulo e Barnabé em sua primeira viagem missionária(Atos 13:13). Vemos que Paulo perdoou a Marcos, dando um belo exemplo de como exercer o perdão em Cristo. Depois disso, Marcos voltou a trabalhar com Paulo(Colossenses 4:10) e no fim de sua vida, Paulo desejava a sua presença, pois seria útil para o ministério.
Ele também cita o nome de Tíquico, dizendo que o tinha enviado para Éfeso, cidade onde Timóteo estava. Todos deveriam ser bem conhecidos de Timóteo, por isso Paulo citou por nome a cada um e compartilhou com Timóteo o que havia acontecido.
Paulo pede a Timóteo também que em sua vinda trouxesse alguns pertences seus deixados na casa de Carpo, provavelmente um irmão na fé.
A capa era uma vestimenta usada para se proteger do frio, ventos e chuvas, lembrando que o inverno estava próximo(2 Timóteo 4:21).
Os livros e pergaminhos, materiais de estudo de Paulo, e os pergaminhos poderiam bem ser partes do velho testamento.
Paulo também cita o nome de Alexandre, identificando como o latoeiro, esse havia causado muitos males a ele, mas ele sabia que pelas suas más obras ele receberia o juízo de Deus. Paulo aconselha a Timóteo para que ele não se envolvesse com Alexandre, pois ele tinha resistido ao evangelho.
Paulo estava em prisão domiciliar, e quando teve sua primeira audiência seus amigos e companheiros na fé tinham o abandonado, mas ainda assim ele demostra perdão quando diz que isso não fosse levado em conta a eles.
Mesmo tendo sido abandonado pelos amigos, Paulo recebeu a graça de Deus que o fortaleceu, para que mesmo na presença de gentios pudesse com ousadia pregar o evangelho e isso deu a ele um pouco mais de tempo de vida.
Paulo sabia que a morte seria para ele um livramento de Deus, pois iria para o céu, junto com o Senhor e por isso dava glórias ao Senhor.)
Dos versículos 19 ao 22 .... As saudações finais e a bênção ___ Saúda Prisca, e Áquila, e a casa de Onesíforo.
Erasto ficou em Corinto. Quanto a Trófimo, deixei-o doente em Mileto.
Apressa-te a vir antes do inverno. Êubulo te envia saudações; o mesmo fazem Prudente, Lino, Cláudia e os irmãos todos.
O Senhor seja com o teu espírito. A graça seja convosco.
(Paulo termina sua carta com uma saudação final sua e de outros irmãos a Timóteo.
Priscila e Áquila eram grandes amigos de Paulo, ele também trabalhou com eles, pois possuíam a mesma profissão, fazedores de tenda(Atos 18:2 e 3).
A casa de Onesíforo(2 Timóteo 1:16) também mandava saudações a Timóteo.
Paulo fala de Erasto(Romanos 16:23) que havia ficado em Corinto e Trófimo(Atos 20:4) que doente havia ficado em Mileto.
Êubulo também estava enviando saudações a Timóteo e também Prudente, Lino, Cláudia e todos irmãos.
Paulo termina abençoando a Timóteo com uma oração, o Senhor seja com teu espírito e a graça com todos irmãos.)