quinta-feira, 31 de maio de 2012

Estudo do capítulo 1 do Evangelho Segundo João...



Olá amigos,tudo bem?
A paz do Senhor Jesus!

Vou começar a colocar aqui no blog um estudo que estou fazendo com meus contatos do e-mail.É sobre o livro da bíblia Evangelho  segundo João.Desejo que vocês possam acompanhar com suas bíblias e que possam deixar seus recadinhos de edificação....Deus abençoe!!!!


Vou explicar um pouquinho sobre João,que foi quem escreveu o livro evangelho segundo João.João foi um dos discípulos de Jesus,escolhido por Ele mesmo para mais tarde ser um dos 12 apóstolos ,que seriam aqueles que receberam a missão de falar sobre o reino de Deus depois da ressurreição de Jesus.
João quando se refere a si mesmo no evangelho que escreveu se intitula como o discípulo amado de Jesus.Conhecendo a bíblia podemos saber que Jesus não tinha preferidos e à todos tratava da mesma forma,poderia ser que João como Pedro e Tiago eram mais próximos de Jesus,porque em vários capítulos vemos que as vezes Jesus chamava os três para ir com Ele enquanto os outros ficavam esperando,mas isso veremos nos capítulos que ainda iremos estudar.

João era filho de Zebedeu e era irmão de Tiago.O significado do seu nome é Graça de Javé.João escreveu outros livros na Bíblia como 1João,2João,3João e o livro de apocalipse que significa revelação,ambos os 4 bem no finalzinho da Bíblia.
Uma coisa que tenho aprendido com a leitura da Bíblia é que os 4 evangelhos que fala sobre a vida de Jesus foi uma visão de cada um,por isso as vezes ,em um livro os fatos são mais detalhados que outro sendo a mesma narrativa.Por exemplo eu participo de um acontecimento e vocês também,todos nós vimos ou ouvimos a mesma coisa,mas se eu for escrever sobre o que vi sera diferente do que você vai escrever,mas ambas histórias não deixam de ser verdadeiras.

Quero deixar claro que não fiz teologia e o pouco que sei é pelo que tenho estudado,por isso se eu escrever algo que você sabe ou acha que estou errada vamos falar sobre o assunto para aprendermos uns com os outros,tudo bem?

1 capítulo de João....Lendo aprendi que Jesus é tratado como o verbo e que ele estava com Deus antes de vir para a terra e ele participou da criação de todas as coisas.Também o chama de luz que tem a vida.(João cap.1,versículos de 1 a 5)
Depois começa a falar sobre um outro João ,o João Batista,e fala que ele foi enviado por Deus para dar testemunho de Jesus,falar de sua vinda,do que ele faria.Seguindo volta a referir a Jesus como o verbo que veio ao mundo mas que foi rejeitado pelos os que eram dele(os judeus,que eram o povo escolhido de Deus na época,mas depois da vinda de Jesus todos tiveram o direito de ser povo de Deus, depois depois de sua morte passou a ser pela graça de Deus revelada em seu Filho Jesus).E todos aqueles que receberam Jesus e creram nele esses são o povo de Deus,filhos de Deus.(João cap.1,versículos de 5 a 12)

A partir do versículo 19,começa a falar sobre João Batista e de seu ministério,alguns achavam que ele era o Cristo,ou ate mesmo uns dos profetas,mas ele mesmo dizia que não era e se chamava como a voz que clama no deserto.
Alguns não entendia o porque ele batizava as pessoas sendo que ele não era o Cristo.Mas ele explicou que o batismo dele era com água.João ele era curto e grosso quando falava,ele chamava o povo a se arrepender e voltar para Deus,e muitos creram nele.João era um homem de Deus,o qual Deus escolheu para falar da vinda de Jesus,ele dizia que não era digno nem de desatar as sandálias de Jesus,ele sabia que Jesus viria ate ele um dia e por isso esperava e quando aconteceu ,logo quando Jesus veio ate ele para ser batizado ele teve a certeza que aquele era o cordeiro de Deus que viria para tirar o pecado do mundo,e quando uma pomba desceu do céu,João disse que era o Espírito que por estar escrito de letra maiúscula na Bíblia trata-se do Espírito de Deus(Espírito Santo).
João teve a certeza que Ele era o filho de Deus que batizaria com Espírito Santo.(quero parar para explicar sobre isso,o porque que Jesus batiza com Espírito,na Bíblia fala que aquele que recebe à Jesus como Senhor e Salvador e crê nele, recebe também o Espírito de Deus. E depois da conversão o Espírito Santo passa a nos auxiliar nos dando o entendimento do reino de Deus, e também para nos revelar a verdade segundo a palavra de Deus, nos convencer de nossos pecados e sobre o juízo de Deus que virá sobre a terra,mas leremos a respeito disso nos próximos capítulos)

Do versículo 35 em diante fala sobre os discípulos,como eles conheceram a Jesus.
André era um discípulo de João Batista. E foi João Batista quem falou à ele e ao outro discípulo que estava com André, que Jesus era o cordeiro de Deus que eles esperavam,e por isso foram atrás de Jesus e passaram a segui-lo.
Andre também comunicou isso a seu irmão Simão que era um pescador,depois Jesus mudou o nome dele para Cefas que significa Pedro.Por isso as vezes ouvimos Simão Pedro,é a mesma pessoa.
Com isso Jesus começou seu ministério,viajando pelas cidades para falar do reino de Deus.E quando Ele encontrava um homem cujo o coração era temente e cheio de fé chamava para segui-lo,porque cai entre nós para você seguir um homem que nunca viu tem que ter fé.Assim foi com Filipe e Natanael.






Nenhum comentário: