quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mateus capítulo 25...A parábola das dez virgens


Oi amigos,como estão todos?
Que a graça e a paz que vem de Deus esteja com todos,em nome de Jesus!!!
Hoje vamos voltar aos estudos das parábolas e vamos ver uma parábola também referente ao final dos tempos.
Então vamos meditar no que Jesus nos diz nesta parábola.....

Senhor,oro a ti pedindo em primeiro lugar por sua misericórdia,pois estarei escrevendo sobre a tua Palavra...traga revelação ao meu coração para que possa compartilhar com todos que forem ler e fazer este estudo,em nome de Jesus te peço e te agradeço,para que teu nome seja louvado,amém!

___Mateus capítulo 25___

Dos versículos 1 ao 13 ....A parábola das dez virgens ___Então,o reino dos céus será semelhante a dez virgens que,tomando as suas lâmpadas,saíram a encontra-se com o noivo.
Cinco dentre elas eram néscias,e cindo,prudentes.
As néscias,ao tomarem as suas lâmpadas,não levaram azeite consigo;
no entanto,as prudentes,além das lâmpadas ,levaram azeite nas vasilhas.
E,tardando o noivo,foram todas tomadas de sono e adormeceram.
Mas,à meia-noite,ouviu-se um grito:Eis o noivo!Saí ao seu encontro!
Então,se levantando todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas.
E as néscias disseram às prudentes:Dai-nos do vosso azeite,porque as nossas lâmpadas estão-se apagando.
Mas as prudentes responderam:Não,para que não nos falte a nós e a vós outras!Ide,antes aos que vendem e comprai-o.
E,saindo elas para comprar,chegou o noivo,e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas;e fechou-se a porta.
Mais tarde,chegaram as virgens néscias,clamando:Senhor,senhor,abre-nos a porta!
Mas ele respondeu:Em verdade vos digo que não vos conheço.
Vigiai,pois,porque não sabeis o dia nem a hora.

(Nesta parábola Jesus nos fala a importância de sempre vigiar e não esmorecer.Mas vamos analisar esta parábola:
Aqui Jesus usa a ilustração de uma festa de casamento para nos falar de sua vinda.
As virgens no caso, somos todos nós que o temos como Senhor e salvador e cremos que pela fé em Jesus seremos salvos  por Ele e justificados diante de Deus Pai.
O noivo é o próprio Jesus que voltará para buscar sua noiva,a igreja,(os salvos)!

No decorrer da caminhada cristã,podemos esmorecer,deixarmos de estar atentos e obedientes a tudo quanto aprendemos com Deus.E com isso deixar o caminho estreito que nos levará para a porta estreita e voltar para o caminho largo da porta larga,onde o seu fim é condenação.
Por isso Jesus usou esta parábola para nos alertar do risco que podemos correr se não formos prudentes e perseverantes em nossa caminhada cristã e jamais esquecer que não temos só este plano terreno,mas temos que esperar ardentemente estar com o Senhor nos céus.

As virgens néscias,que também significa tolas,elas sabiam que o noivo viria buscá-las(Jesus).
Mas como ele estava demorando caíram no sono e ao acordar com o grito de que o noivo estava chegando tomaram a consciência de que não tinham trazido azeite consigo,que era a reserva para suas lâmpadas e elas já estavam se apagando.(Lembra que estudamos que naquela época eram usadas um recipiente de barro ou lata onde se colocava azeite com um pavio para acender e usar como lâmpada).
E é isso que Jesus nos alerta,que temos que ser como as virgens prudentes que além de trazer suas lâmpadas trouxeram ainda uma reserva de azeite,para que se acaso o noivo demorasse, tivessem preparadas .

Mas o que seria o azeite para nós que esperamos a volta de Cristo?
O azeite é a perseverança da fé,é o amor que temos que guardar,é a obediência a Palavra de Deus,é a mudança de caráter,é a santificação e a comunhão com Deus.
As virgens néscias,quando souberam que o noivo estava chegando não tiveram mais tempo de buscar o azeite antes que o noivo chegasse.
É isso que Jesus nos diz que temos que estar vigilantes,porque ninguém sabe a hora de sua vinda a não ser o próprio Deus,portanto,em relação a sua vinda se não agirmos prudentemente na caminhada cristã,não teremos mais tempo de nos arrepender e ir buscar fé,amor,a mudança de vida,a santificação, comunhão e obediência.
O tempo que temos é hoje e não podemos perder isso,pois o amanhã pode nos ser precioso.

Quantas vezes temos ouvido algo de Deus que fala direto ao nosso coração mostrando claramente nossas falhas,onde erramos,ou ,onde fomos maus,impuros,avarentos,invejosos,cobiçosos,duros de coração e por todas as vezes que fomos rebeldes ao seu chamado...
Como diz a Palavra de Deus:Se hoje ouvirdes a voz do Senhor não endureçais os vossos corações....
Como tenho aprendido,não é praticar a nossa fé na igreja,em ações em palavras que indica que seremos salvos,mas sim a intenção com que fazemos ao praticar e professar nossa fé..
É o nosso íntimo que tem que ser sondado...é quando estamos sozinhos, quando só nós e Deus sabe o que fazemos,é quando temos a oportunidade de fazer o bem e não fazemos,é quando podemos estar em comunhão com Deus de coração e não fazemos.
Deus olha o nosso interior e não a aparência!!!!!Por isso o arrependimento e nossas atitudes de cristãos tem que ser verdadeiro,porque se for só de aparência ,Ele não vai receber.

O que tenho aprendido com estes estudos tem vindo como uma espada no meu coração e tenho aprendido que a salvação não é algo tão simples como se falam nas igrejas,NÃO!
E outra coisa não adianta você fazer tudo corretamente ,mas porque tem medo de ir para o inferno.
TEMOS QUE FAZER PARA AGRADAR À DEUS!Porque fomos criados para o louvor do Nome Dele!
Sei que são palavras duras e pesadas,mas é a verdade que a palavra nos fala e muitas vezes queremos aceitar só o que é bom para nós e aquilo que é ruim ou difícil deixamos de lado...
Mas veja bem o que o noivo(Jesus),fala para as virgens néscias quando elas batiam na porta o chamando de Senhor:Ele responde que não as conheces.
E nós,temos sido conhecidos de Deus?E temos a certeza de que Ele nos reconhecerá no dia da sua vinda?
Se temos o hoje ,então vamos buscá-lo,e buscá-lo de todo o coração!!!É só Ele quem pode fazer a obra de transformação nas nossas vidas para que sejamos salvos...)

Deus abençoe à todos em nome de Jesus!!!


Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por compartilhar!!

Ele está vindo, Prepara-vos.

Jesus meu salvador, peço que de entendimento a todos nós que somos passivos de erros.

abra-nos a cabeça e o coração e palavras com menos posteridade e mais salvação.


Deus Seja Louvado!!
Aleluiaaa!

#VemJesus