segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Lucas capítulo 13....A cura de uma enferma

Oi amigos!!!
Como estão?
Que a graça e a paz do nosso Deus esteja com todos,em nome de Jesus!!!
Bom,como disse no e-mail anterior,hoje estaremos iniciando o primeiro estudo sobre as curas feitas por Jesus.E estaremos estudando as curas que estão no evangelho de Lucas e no decorrer dos estudos vamos seguindo conforme assim o Senhor nos guiar e desejar.
Quero lembrar que Jesus cura ate hoje e sei que muitos tem testemunhos de curas recebidas e se você sentir de estar testemunhando isso fique a vontade ,porque aqui à Glória é para o Senhor!
Nosso primeiro estudo sobre as curas de Jesus esta em Lucas capítulo 13 e é a cura de uma mulher e veremos algo muito interessante nesse estudo...

Vamos orar....Senhor me coloco debaixo da tua misericórdia pedindo aquilo que só o Senhor pode nos dar que é o entendimento e revelação da sua palavra...Ensine-nos Senhor e a guarde em nossos corações em nome de Jesus te peço e te agradeço,amém!

___Lucas capítulo 13 ___


Dos versículos 10 ao 17... A cura de uma enferma ___Ora,ensinava Jesus numa das sinagogas.
E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade,havia já dezoito anos;andava ela encurvada,sem de modo algum poder endireitar-se.
Vendo-a Jesus,chamou-a e disse-lhe:Mulher,estás livre da tua enfermidade;
E,impondo-lhe as mãos,ela imediatamente se endireitou e dava glórias a Deus.
O chefe da sinagoga,indignado de ver que Jesus curava no sábado,disse à multidão:Seis dias há em que se deve trabalhar;vinde,pois,nesses dias para serdes curados e não no sábado.
Disse-lhe,porém,o Senhor:Hipócritas,cada um de vós não desprende da manjedoura,no sábado ,o seu boi ou o seu jumento,para levá-lo a beber?
Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro ,em dia de sábado,esta filha de Abraão,a quem satanás trazia presa há dezoito anos?
Tendo Ele dito estas palavras,todos os seus adversários se envergonharam. Entretanto,o povo se alegrava por todos os gloriosos feitos que Jesus realizava.

(Podemos ver pontos muito interessantes nesta cura realizada por Jesus.
Vemos que Jesus estava em uma sinagoga ensinando.Sinagoga é o que seria uma igreja hoje,onde era lida a Palavra de Deus para todos que estavam presentes.

Jesus viu uma mulher entrar na sinagoga e viu que era enferma.Olhando para ela Jesus soube que sua enfermidade não era natural,mas sim demoníaca.Ou seja,a enfermidade daquela mulher tinha origem demoníaca,era causada por um demônio ou espírito maligno.
E esta enfermidade causada por um espírito maligno fazia com que ela andasse encurvada.Sua enfermidade deveria ser algo em sua vértebra.
Isso não quer dizer que todos que tem um problema na coluna,ou anda encurvado é devido a um espírito maligno.Na situação daquela mulher a origem era demoníaca.
Mas outros tipos de enfermidades também podem ser causadas por satanás.
Nos dias de hoje a unica maneira de sabermos é orando à Deus e pedindo para Ele revelar a causa da enfermidade.
Mas nem toda enfermidade é de causa demoníaca,mesmo porque a enfermidade passou a fazer parte do ser humano depois do pecado de Adão.O pecado corrompeu o homem e toda a criação de Deus (Romanos 8:12 ao 21).Antes do pecado,tudo era perfeito e ate mesmo a mulher só depois do pecado que foi ordenado ela sentir dores de parto.

Mas voltando ao estudo, imagine a situação daquela mulher,ela não conseguia levantar sua cabeça para olhar o céu,não conseguia sentar-se ereta e para deitar jamais deitava de barriga para cima ou de bruços.Sua situação a impedia de ter uma vida normal e tudo isso fez com que a misericórdia de Jesus se movesse em direção à ela.
Veja que a mulher não pediu para ser curada,foi Jesus que à chamou e disse para ela ficar livre daquela enfermidade e a tocou.
Mas assim que foi curada aquela mulher atribuiu a cura à Deus,ou seja,ela sentiu que o toque de Jesus era o toque de Deus.

Com a cura o chefe da sinagoga ficou indignado,porque para os judeus o sábado era o dia do Senhor.Ninguém podia trabalhar e ate a comida que era comida naquele dia tinha que ser preparada um dia antes.
Na verdade esse foi um mandamento do próprio Deus entregue à Moisés no Monte Sinai.Porque Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo dia descansou e sábado quer dizer descanso (Deuteronômio 5:12 ao 15).
Mas com o passar dos anos a lei foi sendo corrompida pela povo judeu que começou a visar a lei para seu bem próprio.Ou seja,algumas coisas não podia fazer,mas outras eles relevavam .
E foi esse o motivo de Jesus os chamar de hipócritas (Lucas 11:45 ao 52) e ate citou algo que eles faziam que descumpriam a lei,achando que estavam cumprindo.Eles tiravam seus animais ,bois e jumento que ficavam presos na manjedoura e levavam eles ate o poço ou rio ,lago para beber água.Para eles isso era tolerável,porque eram seus animais,mas ver uma mulher sendo curada viram como uma afronta ao dia de sábado.

Jesus levantou em defesa daquela mulher e lembrou a eles que aquela mulher também era uma filha de Abraão,assim como eles,e depois de dezoito anos sendo presa por satanás através de uma enfermidade que a impedia de ter uma vida normal,ela merecia ser curada.
Jesus quis dizer a eles que se eles achavam que bois e jumentos eram importantes para Deus,por isso Deus não acharia ruim de eles levarem seus animais para tomarem água em dia de sábado,o que dirá então a cura daquela mulher que Jesus chamou de filha de Abraão,querendo dizer ser ela uma herdeira da graça de Deus.
Em nenhuma outra parte da bíblia tem essa citação,filha de Abraão,apenas filho de Abraão.
Após ter dito isso,os que estavam presentes e tinham sido contra a cura daquele mulher por Jesus em dia de sábado, se envergonharam,porém, o povo se alegrava de ver as gloriosas ações que Jesus realizava.)

Deus os abençoe e ate o próximo estudo da Palavra de Deus!!!



Nenhum comentário: