quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Lucas capítulo 5....A cura de um leproso


Oi gente,tudo bem?
Que a sublime graça do Senhor e sua maravilhosa paz esteja com todos,em nome de Jesus!
Hoje continuaremos estudando sobre as curas operadas por Jesus,e é sempre tão bom poder aprender algo sobre Jesus neh!!!
Então vamos orar.... Senhor,nos colocamos diante de ti,oh Pai,e pedimos a tua misericórdia e perdão por nossas falhas e pecados.Ajude-nos a estudar a tua Palavra.Nos ensina Senhor e firma a tua Palavra no nosso caráter,em nome de Jesus te pedimos e te agradecemos!

___Lucas capítulo 5 ___

Dos versículos 12 ao 16 ....A cura de um leproso ___Aconteceu que ,estando ele numa das cidades,veio à sua presença um homem coberto de lepra;ao ver a Jesus, prostrando-se com o rosto em terra,suplicou-lhe:Senhor,se quiseres,podes purificar-me.
E ele,estendendo a mão,tocou-lhe ,dizendo :Quero fica limpo!E,no mesmo instante,lhe desapareceu a lepra.
Ordenou-lhe Jesus que a ninguém o dissesse,mas vai,disse,mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação sacrifício que Moisés determinou,para servir de testemunho ao povo.
Porém o que se dizia a seu respeito cada vez mais se divulgava,e grandes multidões afluíam para o ouvirem e serem curadas de suas enfermidades.
Ele,porém,se retirava para lugares solitários e orava.

(Jesus continuava a exercer seu ministério terreno que era propagar a chegada do reino de Deus e foi então que veio a sua presença um homem coberto de lepra,ou o que conhecemos hoje por,hanseníase.
A hanseníase ou a lepra,é uma doença causada por bactérias transmissíveis.Essa doença além de afetar a pele, também atinge os nervos,causando a morte do local afetado o que fazia com que partes do corpo da pessoa caísse,e também em outros casos levava o indivídua a morte.
Mas naquela época todo tipo de doenças de pele também era chamada de lepra (Levítico 13).Não sabemos qual era a real situação deste homem que foi ate Jesus,mas vemos a misericórdia de Jesus mais uma vez  o levando curar uma vida que estava enferma.

Digo isso porque naquela época a lepra era vista como uma doença impura,ou seja,uma pessoa com lepra não podia mais viver em sociedade,ela tinha que viver separada em um recinto fechado e não podia andar nas ruas principais da cidade (Levítico 13).
Mas Lucas diz que Jesus estava em uma cidade quando esse homem que estava enfermo de lepra veio a sua procura ,então vemos que ,ou Jesus estava andando pela periferia da cidade,ou este homem sabendo que Jesus estava na cidade foi a sua procura mesmo sabendo que não poderia sair do local onde estava.
O caso era tão sério que quando uma pessoa que estava com lepra andava nas ruas tinha que sair gritando,leproso,leproso,para que outras pessoas não tocasse nele,ou chegasse perto dele.A pessoa que tocasse uma pessoa com lepra era tido também por impuro e impedido de estar na comunhão com Deus.

Este homem que estava com lepra, prostrou-se aos pés de Jesus e adorou-o.Ele suplicou a Jesus dizendo que se Ele quisesse poderia purificá-lo,ou curá-lo.
Vemos que aquele homem que estava enfermo de lepra sabia quem era Jesus,e do poder que Jesus tinha apenas em exercer a sua vontade.
E Jesus em um ato de misericórdia e compaixão estendeu as mãos e tocou aquele homem dizendo que sim,Ele queria que ele fosse limpo da lepra.
Jesus advertiu aquele homem,dando à ele uma ordem, para não contar a ninguém o que tinha acontecido com ele.E mandou ele  ir ao sacerdote e oferecer sacrifício a Deus pela cura,purificação dele.

Como a lepra era uma doença impura que impedia a pessoa de viver em sociedade e estar no templo adorando a Deus,quando uma pessoa era curada tinha que ir ate o sacerdote para que ele certificasse que aquela pessoa tinha sido mesmo curada e então era feito um sacrifício a Deus,um animal que era morto e oferecido a Deus.E depois a pessoa podia voltar a viver em sociedade e a estar em comunhão com Deus no templo (Levítico 14).

Aquele homem foi ,mas vemos que quanto a guardar segredo de sua cura não fez,pelo contrário fez com que a fama de Jesus se estendesse e com isso multidões se reuniam para ouvir Jesus falar e ser curadas por Ele.
Mas a fama não agradava a Jesus,porque seu ministério era proclamar o reino de Deus e não ser conhecido como um curandeiro.Ele queria que as pessoa ouvisse as suas Palavras que eram de acordo com as Palavras do Pai e ao ouvir as pessoas se arrependessem de seus maus atos e caminhos.
Mas como Jesus recebendo autoridade e poder do Pai para curar e expulsar demônios,Ele tinha misericórdia das pessoa que procuravam à Ele para serem curadas e então as curava.

Algo que acho bonito também sobre o caráter de Jesus,que a fama não atingia seu coração o fazendo orgulhoso,soberbo,pelo contrário,no último versículo vemos que sempre Ele se retirava para estar sozinho com o Pai,Deus e orava.Tudo isso o fazia mais dependente de Deus.)

Este é o nosso salvador a quem devemos seguir.Lindo Jesus!!!
Deus abençoe a todos e ate os próximos estudos se assim Deus quiser....


Nenhum comentário: