quinta-feira, 10 de julho de 2014

Estudo da Epístola aos Romanos capítulo 8 PARTE 1

Oi amigos!
A graça e a paz!!!
Hoje estudaremos uma parte do capítulo oito, como o capítulo todo é um pouco extenso, achei melhor dividi-lo em duas partes para que possamos meditar melhor nos estudos.
Na parte 1, entenderemos mais sobre a liberdade que temos por andar no Espírito de Deus e a intimidade que este mesmo Espírito nos leva a ter com Deus Pai.
---Oração--- Pai, Paizinho... ensina-nos a tua palavra, de forma viva, pois sabemos que ela nos liberta do pecado, nos dando uma vida no Espírito, opera a tua vontade Senhor, em nome de Jesus, amém! 

___Romanos capítulo 8  PARTE 1___

Dos versículos 1 ao 11 .... Nenhuma condenação. O pendor do Espírito ___ Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,
a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Porque os que se inclinam para carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.
Porque o pendor da carne dá para morte, mas o do Espírito, para vida e paz.
Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça.
Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.

(Paulo inicia o capítulo oito, dizendo que nenhuma condenação há para os que são de Cristo Jesus, ou seja, aqueles que receberam ao Senhor Jesus, como único e suficiente salvador, e se arrependeram de seus pecados, estão justificados com Cristo, por isso estão livre da condenação do juízo final (Romanos 5:1-2).
A lei do Espírito da vida... essa lei é a que é revelada em Cristo Jesus, pois através de sua morte e ressurreição somos livres da condenação da lei do pecado. A lei do pecado referente as leis do antigo testamento onde aquele que não a cumprisse era condenado com a morte.
A lei se tornou enferma devido ao pecado, pois as pessoas não conseguiam cumprir as leis e com isso pecavam contra à Deus, por isso Deus enviou seu próprio Filho em semelhança de homem, sujeito ao pecado, porém Jesus nos mostrou que era possível cumprir as leis e com isso não pecou e com isso Deus condenou o pecado através da morte de Jesus na cruz do calvário. Por isso em Cristo cumprimos a lei, não pelos nossos méritos, mas pelos de Cristo (João 3:16 e Colossenses 2:13-14).

Paulo destaca a diferença entre aquele que ainda vive preso a uma vida de pecado, com aquele que pela fé creu no Senhor Jesus e teve seus pecados justificados... 
Aquele que se mantém rebelde contra Deus e vive no pecado, ele também esta obedecendo a sua carne, se inclina para os desejos dela e vive para satisfazê-la, mas aquele que ouviu a vontade de Deus, crendo que ele mandou seu Filho para que através de sua morte e ressurreição fosse salvo (João 3:16), este recebeu o Espírito de Deus e por isso é inclinado a obedecer ao que o Espírito lhe conduz a fazer. 
E isso não é algo que o Espírito nos obriga a fazer, muito pelo contrário, ele age mansamente, nos convencendo de que aquilo é o melhor para nossa vida e gera em nós um desejo de agradar à Deus, por isso obedecemos, porque o amamos.

A inclinação da carne, ou seja, a obediência a nossa carne, que é a inclinação para o pecado nos levará para a morte, mas os que se inclinam em obedecer ao Espírito, serão guiados para a vida e paz para com Deus.
E é por isso que aqueles que se inclinam para obedecer a carne, ao pecado, acaba se tornando inimigo de Deus, porque rejeitou a vontade de Deus.
Todos aqueles que creram no evangelho, já não estão mais presos aos desejos da sua carne, isso se realmente creram e receberam o Espírito de Deus. Porque aquele que não têm o Espírito de Deus, esse não pertence à Deus, ou seja, não foi salvo e justificado pela fé em Cristo Jesus. 

Se temos realmente a Cristo em nossas vidas, nosso corpo esta morto para o pecado, não temos mais o desejo de obedecer a nossa carne que é pecaminosa, mas pelo contrário temos o Espírito que trás vida ao nosso espírito, porque fomos justificados por Cristo.
Mesmo estando mortos para o pecado e para os desejos da nossa carne, essa obra ainda não esta completa, mas se temos em nós o Espírito de Deus, que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo Deus também nos dará vida ao nosso corpo mortal, pelo Espírito dele que em nós habita. 
Ou seja, ou na morte, ou no arrebatamento, também teremos nossos corpos glorificados como o de Jesus Cristo nosso Senhor, daí sim seremos totalmente livres do pecado e da nossa carne pecaminosa (Apocalipse 7:9-10).)

Dos versículos 12 ao 17 .... Filhos e herdeiros ___ Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne.
Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis.
Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
Porque não recebeste o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebeste o espírito de adoção, baseado no qual clamamos: Aba, Pai.
O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.

(Paulo nos diz que somos devedores, não a carne, que nos leva ao pecado e a morte, mas nossa divida seria como se por termos o Espírito de Deus, devemos ser constrangidos a viver de acordo com o Espírito.
Porque se formos viver segundo as vontades da nossa carne, o caminho que ela nos levará será para a morte, e esta morte aqui é a morte eterna, separação total de Deus. 
Mas se temos o Espírito de Deus, este mesmo Espírito nos ajudará a resistir aos desejos pecaminosos da nossa carne e com isso viveremos (Gálatas 5:16-26).

Pois todos que são guiados pelo Espírito de Deus, são seus filhos. 
Porque o Espírito de Deus nos trouxe vida, e nos libertou daquela escravidão que vivíamos do pecado.
Recebemos então o espírito de adoção, pois fazemos parte da família de Deus e temos a liberdade de chamar a Deus de Pai, e ate mesmo de Paizinho.
Aba, Pai, é uma expressão usada pelo próprio Jesus ao se dirigir a Deus (Marcos 14:36). Assim como Jesus, nós também podemos dirigir a Deus, ao Pai com profunda intimidade, aba(paizinho).

Através do Espírito Santo que habita em nós, podemos ter a certeza da nossa salvação, pois o Espírito de Deus testemunha em nosso espírito que somos filhos de Deus.
E sendo filhos de Deus, também nos tornamos herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, pois se sofremos por amor a Cristo, seremos recompensados por receber assim como ele um corpo por Deus glorificado e a vida eterna.)

Nenhum comentário: