É com alegria que faço o último estudo sobre as curas realizadas por Jesus em seu ministério terreno, pois temos visto e crido que Ele ainda hoje, continua curando muitos para glória do seu Santo Nome.
Hoje na verdade estudaremos uma ressurreição, mais que uma cura é um milagre e aprenderemos com Jesus em mais uma de suas maravilhosas obras.
Vamos orar: Pai graças te damos pela sua bondade, pela sua grandeza que cobre toda terra.Te louvamos e bendizemos o teu Nome e reconhecemos que precisamos cada vez mais de ti ,ajuda-nos a andar em santidade e capacita-nos a estudar e viver a tua Palavra, em nome de Jesus ,amém!
___João capítulo 11___
Dos versículos 17 ao 46... A ressurreição de Lázaro ___ Chegando Jesus, encontrou Lázaro já sepultado, havia quatro dias.
Ora, Betânia estava cerca de quinze estádios perto de Jerusalém.
Muitos dentre os judeus tinham vindo ter com Marta e Maria, para as consolar a respeito de seu irmão Lázaro.
Marta quando soube que vinha Jesus, saiu ao seu encontro; Maria, porém, ficou sentada em casa.
Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estivesse aqui, não teria morrido meu irmão.
Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.
Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir.
Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?
Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho do Deus que devia vir ao mundo.
Tendo dito isto, retirou-se e chamou Maria, sua irmã, e lhe disse em particular: O Mestre chegou e te chama.
Ela, ouvindo isto, levantou-se depressa e foi ter com ele,
pois Jesus ainda não tinha entrado na aldeia, mas permanecia onde Marta se avistara com ele.
Os judeus que estavam com Maria em casa e a consolavam, vendo-a levantar-se depressa e sair, seguiram-na, supondo que ela ia ao túmulo para chorar.
Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe ao pés, dizendo:Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido.
Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se em espírito e comoveu-se.
E perguntou: Onde o sepultastes? Eles responderam: Senhor, vem e vê!
Jesus chorou.
Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava.
Mas alguns objetaram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse?
Jesus agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o túmulo, era este uma gruta a cuja entrada tinham posto uma pedra.
Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias.
Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?
Tiraram então a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste.
Aliás, eu sabia que sempre me ouve, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste.
E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!
Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixo-o ir.
Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que fizera Jesus, creram nele.
Outros, porém, foram ter com os fariseus e lhes contaram dos feitos que Jesus realizara.
(Depois de saber da morte de seu amigo Lázaro, Jesus ainda permaneceu onde estava e depois foi para Jerusalém.
Betânia ficava bem perto da cidade de Jerusalém, era uma aldeia vizinha. Jesus estava perto da cidade de onde mais tarde ele seria crucificado.
Mas naquele momento, Jesus estava ali em Betânia com um outro propósito, já faziam quatro dias que Lázaro havia morrido e Jesus estava ali para despertá-lo.
Ao saber Marta que Jesus se aproximava, saiu ao seu encontro e disse a ele que se ele estivesse ali, seu irmão não teria morrido. Marta estava sendo sincera com Jesus a respeito de seus sentimentos, seu comentário e questionamento deixa claro que foi isso que ela estava pensando a respeito da
demora de Jesus.
Mas mesmo com sua dor e sem entender o porque da demora de Jesus, ela demonstrou ter fé em Jesus .
E, mesmo depois da morte de seu irmão ela cria que Jesus podia orar a Deus, e o que ele pedisse a Deus, iria acontecer.
Jesus encoraja a fé de Marta dizendo a ela que o irmão dela iria ressurgir.
Marta achou que Jesus referia a ressurreição dos santos, do último dia, quando Jesus em glória com os anjos do céu virá nas nuvens arrebatar a sua igreja, os salvos (Mateus capítulo 24, versículos 30 e 31).E os mortos serão ressuscitados (1 Coríntios capítulo 15, versículo 52).
Jesus responde a ela dizendo que ele é a ressurreição e a vida e quem crer nele mesmo que morto viverá e aquele que crê nele não morrerá eternamente.
Jesus revela a Marta o sentindo real de seu ministério terreno.Quando ele diz ser a ressurreição e a vida, fala de si mesmo de forma real, pois todo aquele que nele crê, é morto para o pecado mas recebe uma nova vida através dele(Romanos capítulo 6, versículo 11).
E por isso quem crer nele, mesmo que esteja morto, na sua vinda,ressuscitará e receberá dele um novo corpo transformado e incorruptível(1 Coríntios capítulo 15, versículo 54).
E aquele que crer nele jamais sofrerá a morte eterna(juízo de Deus), pois será salvo, justificado e transformado(Romanos capítulo 10, versículo 9).
Marta responde a Jesus dizendo que ela crê nele, como O Cristo, Filho de Deus, que deveria vir ao mundo.
Tamanha é a fé de Marta, ela sabia quem era Jesus, não só um simples mestre, mas o Senhor dos Senhores.
Depois disso Marta sai e vai chamar sua irmã Maria e chamando ela em particular diz que o Mestre havia chegado e chamava por ela.
Ambas reconheciam a Jesus como seu Mestre, isso porque Jesus também ensinava tanto homens como mulheres, chamando-os ao arrependimento.
Ao ouvir o que sua irmã Marta lhe dissera, Maria sai apressada e vai ao encontro de Jesus e seus discípulos e muitos dos que estavam com ela consolando-a pela morte de seu irmão Lázaro, sai atrás dela achando que ela iria ao túmulo do seu irmão chorar.
Ao se encontrar com Jesus, Maria se joga aos seus pés em choro e diz a ele a mesma coisa que sua irmã Marta havia dito ao se encontrar com ele: que se ele estivesse ali, seu irmão não teria morrido.
Jesus se comoveu em seu espírito com o sofrimento de Maria.
Muitos dos que estavam com Maria consolando ela pela morte de seu irmão, também choravam, porém muitos não choravam com sentimento verdadeiro como o de Maria e sua irmã Marta.Naquela época era comum existir carpideiras, profissionais contratadas com o propósito de exibir seu luto com choros exagerados e expressões de sentimentos exagerados. Porém Jesus reconhecia o verdadeiro sofrimento de Maria e Marta.
Jesus pergunta a ela onde eles haviam sepultado Lázaro e então levaram Jesus ate o túmulo.
Jesus chorou... esse é o menor versículo bíblico e demonstra também a humanidade de Jesus. Jesus sendo homem, podia se compadecer de nossos sentimentos, pois os compreendia muito bem.
Alguns dos judeus presentes conseguiram ser sensíveis ao ver os sentimentos de Jesus. Viram que Jesus amava Lázaro e sofria com sua morte, mas outros já não viam desta maneira, pelo contrário, questionaram o fato de Jesus ter curado um cego de nascença(João capítulo 9) e ter deixado Lázaro seu amigo morrer.A dureza do coração destes judeus que o questionava fez com que Jesus agitasse novamente em seu espírito, pois Jesus podia sentir a incredulidade deles sobre ele.
Com isso Jesus pediu para que tirassem a pedra que tampava o túmulo esculpido como uma gruta. Ao ouvir o pedido de Jesus, Marta diz a ele que já se passavam quatro dias da morte do seu irmão e o corpo dele já devia cheirar mal. Vemos que a mesma Marta que demonstrou ter fé em Jesus nos versículos acima, aqui demonstra sua falta de entendimento de entender o que Jesus estava por operar. E Jesus responde a ela que ele já havia dito a ela que se ela cresse veria a glória de Deus.
Quando tiraram a pedra, Jesus olha para os céus e faz uma oração ao Pai:Pai graças te dou porque me ouviste. Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste.
Jesus inicia sua oração agradecendo a Deus por ouvir sua oração sobre a ressurreição de Lázaro e diz estar orando assim para que os que estavam presentes cressem que ele tinha feito isso pela vontade de Deus operando através de sua vida.
Ao terminar sua oração, Jesus em alta voz diz: Lázaro vem para fora! E Lázaro saiu com pés e mãos atadas com faixas e com um lenço em seu rosto. Jesus pede para que tirassem as ataduras dele e deixasse ele ir.
Jesus exerceu sua autoridade sobre a morte. Lembrando que faziam quatro dias que Lázaro havia morrido, isso com certeza foi um milagre extraordinário!
Muitos dos judeus que estavam presente creram em Jesus, porém alguns ainda com seus corações endurecidos se colocaram contra Jesus, indo ate os fariseus contar o que Jesus tinha feito.)
Desde do começo quando Jesus fica sabendo que Lázaro estava doente, já sabia tudo o que iria acontecer, tanto que Jesus em,(João capítulo 11, versículos 12 ao 14) prevê a morte de Lázaro, sendo que quando vão chamar a Jesus, Lázaro ainda estava vivo(João capítulo 11, versículo 3).
Ate mesmo o fato dele ter se demorado para ir ate Betânia quando soube da doença de Lázaro, já era um plano dele para revelar sobre a vida de Lázaro a glória de Deus.
Podemos tirar para nossas vidas vários ensinamentos através desta passagem bíblica, mas uma me chamou muito atenção e gostaria de ressaltar:
as vezes temos fé e cremos em Jesus, mas questionamos sua maneira de agir por não termos discernimento da situação. Marta agiu assim quando disse: Mas Senhor, já cheira mal.
Jesus sabe o tempo certo de agir em nossas vidas, para nós pode parecer tarde, mas para Jesus é o certo, porque é o tempo de Deus!
Deus os abençoe e ate os próximos estudos se assim Deus quiser.